IPVC | IPVC Multimédia OTIC |  IPVC Internacional
*
Inicio| AEESEVC| História ESEVC
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
A História da ESEVC

A cidade de Viana do Castelo tem vivido uma história aos solavancos. Inicia um período de avanço, mas logo adormece, depois forma-se um novo ciclo de actividades e este rapidamente se deixa erodir pela lei dos rendimentos decrescentes.

O Ensino Superior podia ter sido semeado aqui na década de 70 e aqui aguardar, germinando, o adubo dos fundos da CEE. Tal não acontece, pois na década de 25 de Abril, Viana do Castelo viveu um dos períodos em que se encontrava de braços cruzados, à janela, a ver Braga como crescia. Deste modo e no dizer do seu Presidente, " O Instituto Politécnico chegou tarde demais à cidade" .

O período da Proto-história do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] decorre de 1979, ano da criação da Escola Superior de Educação [ESE], até 1986. Durante este período ocorre a própria criação do Instituto (Dec. Lei n0383/80) e o início da construção das instalações destinadas à Escola Superior de Educação. Mas só três anos depois (em 1984) foi nomeado o primeiro Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Doutor Salvato Trigo, por Despacho n.º 21/ME/84. No mesmo ano o Despacho n.º 151/NE/84 nomeava o primeiro Vogal para a Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação. No ano seguinte era, enfim, nomeado o primeiro presidente e mais uma Vogal para a mesma (Desp. N.o 185/MEC/84). Ao mesmo tempo, ficava concluído o edifício desta Escola e eram criadas a Escola Superior Agrária e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

A partir do ano lectivo de 1986/87 revitalizou-se, nos termos da Lei de Bases do Sistema Educativo, o funcionamento da Escola Superior de Educação criada pelo Decreto-Lei n.º 513-TI79, de 26 de Dezembro, já vinha aproveitando a antiga Escola do Magistério Primário de Viana do Castelo. Depois da criação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 1980 (Dec. Lei n.o 383/80), inicia-se a construção das instalações desta Escola.

A Segunda Comissão Instaladora foi nomeada pelo mesmo Despacho referido, o n.º 175/MEI 86. E neste âmbito que nesta Escola são integrados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico além dos graus de Bacharelato conferidos aos formados nestes cursos, a jusante deles e como sua sequência, implementaram-se as licenciaturas em ensino de Professores do Ensino Básico (2° Ciclo) nas variantes de Matemática 1 Ciências da Natureza, Português 1 Inglês, Português 1 Francês, Educação Musical, Trabalhos Manuais, Educação Física e Educação Visual e Tecnológica. Prevista para 350 alunos, esta Escola debate-se desesperadamente com problemas de espaço para os seus actuais cerca de 860 alunos.

De momento, participa ainda, em colaboração com a Direcção de Educação Regional do Norte, o BCLE (Bureau de Coopération Linguistique et Éducative) e o programa Língua, num programa de Ensino do Francês precoce em Escola do primeiro ciclo do Ensino Básico do distrito de Viana do Castelo. Para alicerçar este amplo leque de actividades, tem a ESE, paralelamente com a participação dos programas de formação e profissionalização dos professores organizado pelo Ministério da Educação, organizado numerosos seminários, colóquios e cursos breves, organizados tanto por professores da Escola como por personalidades nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito. Em simultâneo, outros serviços têm vindo a prestar à comunidade, particularmente na manutenção de uma concorrida Biblioteca Infantil e de Ludoteca.

É com vista aos procedimentos neste âmbito mantidos pela Escola Superior de Educação que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo mantém protocolos de colaboração com Universidades portuguesas e congéneres do reino Unido, França, Holanda e Estados Unidos, no âmbito das Línguas, da Matemática, das Ciências da Natureza, das Ciências Naturais e da Educação Visual. Particularmente no âmbito das comemorações do VI Centenário do Tratado de Windsor, esta escola desenvolveu um projecto de investigação em ciências sociais, em colaboração com a Universidade de Cambridge.

Em simultâneo, encontra-se em colaboração com a Universidade de Oxford Brooks no programa Erasmus e com as Universidades de Paris, Autónoma de Barcelona e de Warwick no programa Língua. A Escola Superior de Educação integra ainda o RIF (Rescau d' Instituition de Formaction), Subnetwork nº 9, que trabalha na dimensão europeia da educação através das línguas. É ele que tem proporcionado o intercâmbio de professores e alunos desta Escola com alunos e professores das Universidades Limerick (Irlanda), Nijmegen (Holanda) e Bourg­en-Bresse (França).

Os estudantes da Escola Superior de Educação do IPVC têm sabido aliar ao estudo, actividades de organização social e cultural próprias. Mantém uma Associação de Estudantes que vela pelos seus interesses e lhes presta importantes serviços. No campo das actividades culturais e recreativas, é de realçar a sua Tuna Académica.

Isabel Cristina Fernandes da Silva

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.