Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Dia do Não Fumador
Realidades sobre o Tabaco

Sobre o Tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.  Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumadores. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumadores constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar. Actualmente, tem-se vindo a assistir a um aumento do consumo de tabaco por parte das mulheres, facto considerado preocupante uma vez que o organismo feminino sofre mais os efeitos desta substância que o masculino, o que a torna mais susceptível à ocorrência de várias doenças graves, tais como o Cancro do Pulmão, da laringe, da faringe, do esófago, da boca, do estômago, entre outros.

Em Portugal, o primeiro contacto com o cigarro acontece muito cedo, por volta dos 12-14 anos, sobretudo entre os estudantes do sexo masculino. Esta é uma situação bastante preocupante do ponto de vista da saúde, já que os primeiros cigarros fumados têm consequências nefastas para a saúde. Em apenas sete escassos segundos a nicotina atinge o cérebro e estimula os neurónios, provocando vertigens, olhos a chorar, tremuras nas mãos, tensão nos músculos, náuseas, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão arterial.

*  
*  
*  
*  
*