Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Segurança e saúde no trabalho
Riscos de utilização de espaços mal concebidos analisados em Seminário da ESTG-IPVC
Sobre a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo [EPMVC]

A Escola Profissional de Música de Viana do Castelo foi criada em 1992. Fruto de uma iniciativa da Academia de Música de Viana do Castelo (Conservatório Regional), e tendo tido como entidades promotoras esta instituição e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, integra actualmente a Fundação Átrio da Música. Nesta Escola são ministrados, entre o 7º e o 12º anos de escolaridade, todos os cursos de especialização instrumental que constituem a orquestra sinfónica. Frequentam a Escola cerca de 130 alunos provenientes, na sua maioria, do Distrito de Viana do Castelo.

A sua Orquestra Sinfónica e os seus grupos de Música de Câmara têm realizado, nos últimos anos, várias centenas de concertos em diversas localidades de Portugal, Espanha, França e Alemanha bem como concertos didácticos destinados a associações e aos jovens das escolas do Ensino Básico do Distrito. Em Abril de 1998, a Orquestra Sinfónica EPMVC participou no projecto “Niteroi - Encontro com Portugal” Comemorações dos 500 Anos dos Descobrimentos Portugueses, no Brasil, tendo-se apresentado naquela cidade sob direcção dos maestros Leonardo de Barros e Miguel del Castillo, e em Outubro de 2006 participou no Festival Juvenil de Música Sacra “Note di Spiritualità”, a convite do Município de Verona (Itália), sob direcção do maestro Juliàn Lombana. A Orquestra tem concentrado a sua actividade na apresentação de obras significativas do repertório musical europeu e, também, na divulgação de compositores portugueses dos séculos XVIII, XIX e XX. Realiza regularmente estágios de aperfeiçoamento, tendo trabalhado com os maestros António Saiote, Emílio de César, Manuel Hernandez, Cristobal Soler, Vasco Pearce de Azevedo, Jan Cober, Paul Wakabayashi, Juliàn Lombana, Cesário Costa, Josep Vicent e Ernst Schelle. É seu maestro titular Miguel del Castillo

A EPMVC procura contribuir para o desenvolvimento cultural do Alto Minho, através da divulgação musical e da formação que têm vindo a promover desde 1978, possibilitando assim uma verdadeira afirmação deste domínio da Educação e da Arte no Distrito de Viana do Castelo.

A Escola Profissional tem o privilégio de apresentar um dos grupos de câmara existentes. A música de câmara é uma componente imprescindível da formação do futuro músico e, como tal, é-lhe conferida uma atenção particular, procurando-se o aperfeiçoamento da execução em conjunto e o alargar dos horizontes dos alunos em termos de repertório.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*