Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Design excelência
Polivalência dos projectos de design IPVC surpreendem na PortoJóia

A participação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], na PortoJóia, exposição para profissionais do sector da ourivesaria, que se realizou na Exponor, em Matosinhos, terminou com um balanço extremamente positivo, mostrando que o IPVC” pode ter encontrado uma área onde muito rapidamente pode se distinguir com excelência”, considerou o presidente, Rui Teixeira.

O IPVC esteve representado com o projecto Nuance, desenvolvido pelo curso de Design do Produto, tendo em conta que a presença dos novos criadores e uma cada vez maior ligação das escolas tem sido uma aposta que a PortoJóia tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

O presidente da instituição, Rui Teixeira, fez questão de visitar o espaço, tendo-o considerado o resultado de “um trabalho verdadeiramente profissional, sendo um espaço com grandiosidade de apresentação excepcional, com expositores desenhados pelos próprios alunos que permitiram ao stand a obtenção de uma sobriedade e elegância própria das coisas importantes”. Para Rui Teixeira, esta participação - e o projecto - “constituem um abrir de portas para maiores e mais variadas competências, que irão servir uma sociedade e uma indústria específica – a da ourivesaria – que não vive os seus melhores momentos”. “É minha convicção que o IPVC pode ter encontrado uma área onde muito rapidamente pode se distinguir com excelência”.

Segundo Joel Pereira, responsável pelo stand do IPVC, “o balanço é extremamente positivo visto que passaram inúmeros visitantes e profissionais que mostraram grande interesse nas peças e jóias que estavam em exposição”. O responsável revelou ainda a “constatação da surpresa demonstrada pelos visitantes que ficaram admirados pela abrangência e polivalência do curso de Design do Produto do IPVC, visto que não tem uma especificidade na área da joalharia”.

O projecto “Nuance” é fruto da colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, o Museu do Ouro de Travassos, a Associação dos Ourives da Póvoa de Lanhoso e, em parceria com a Câmara Municipal de Povoa de Lanhoso, tem como objectivo o desenvolvimento de projectos no âmbito da filigrana.

Um grupo de estudantes, conjuntamente com alguns docentes desta Escola Superior, desenvolveu projectos no âmbito da joalharia, com o objectivo de conduzir a tradição milenar da filigrana para as novas formas contemporâneas por meio da ferramenta do Design.

Durante seis meses (duração do projecto) discentes e professores trabalharam ao lado de ourives da Póvoa de Lanhoso fortalecendo o papel do IPVC no seio da comunidade e das suas escolas superiores, nomeadamente da ESTG-IPVC, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local.

 

*  
*