Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
eduroam
Eduroam (Education Roaming) no IPVC
A e-U e a Eduroam

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] participou na iniciativa e-U Campus Virtual, projecto apoiado pelo Programa Operacional da Sociedade de Informação [POSI], coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento [UMIC] e desenvolvido pela Fundação para a Computação Científica Nacional [FCCN].

No IPVC, este projecto abrangeu as suas cinco Escolas Superiores, as três Residências de Estudantes, os Serviços Centrais e, ainda, os Serviços de Acção Social e conta actualmente com 102 Access Points distribuídos por estes edifícios.

O IPVC aderiu a esta iniciativa (Eduroam), já que esta constitui a última etapa do projecto Campus Virtual, com vista a participar activamente na integração de mobilidade na Europa.


Até agora, o Campus Virtual permitia o acesso à rede wireless, com vista a favorecer a mobilidade entre as suas diferentes unidades orgânicas, nos campi em que se encontram localizadas. O IPVC, com a sua infra-estrutura da rede wireless, permitiu à sua comunidade académica integrar-se num universo de mais de 260.000 estudantes do Ensino Superior no acesso gratuito à Internet sem fios dos diferentes campi universitários e que também aderiram ao projecto Campus Virtual, tendo garantido, desta forma, o acesso gratuito à Internet e à Intranet não só aos seus estudantes, mas também às comunidades académicas de qualquer instituição de ensino superior aderente no país, através dos computadores portáteis com placa de rede wireless integrada.

A grande novidade do Eduroam é o avanço para lá dos limites do território português. Fica assim cada vez mais atenuada a “distância geográfica”, já que, com esta rede, encontrar-se na Alemanha, em França, Itália, na Dinamarca, na Hungria, na Noruega ou noutro, a proximidade ganhará agora maior expressividade.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*