Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
ARH Norte

Docentes do IPVC em workshop da ARH do Norte

A importância ambiental, social e económica dos recursos hídricos justifica o reforço das políticas, dos programas, do quadro institucional e o investimento nos instrumentos de planeamento e gestão. Assim, os sistemas e as tecnologias de informação revelam-se da maior importância para o cumprimento da missão e actividades da Administração da Região Hidrográfica do Norte, I. P. (ARH do Norte) com vista a proteger e valorizar as componentes ambientais das águas, bem como proceder à gestão sustentável dos recursos hídricos no âmbito da respectiva circunscrição territorial de actuação (Dec. Lei nº 208/2007 de 29 de Maio).

Neste sentido, os docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], Joaquim Alonso, Jorge Ribeiro e Pedro Castro participam como oradores no “2º Workshop do projecto SI.ADD da ARH do Norte, a realizar-se amanhã, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

“A programação e o estado de desenvolvimento do SI.ADD” e “As bases de dados de referência e temáticas para o planeamento e sistema de informação” (Joaquim Alonso); “A (re)engenharia de processos do Sistema de Informação da ARH do Norte” (Jorge Ribeiro), “O GeoSI.ADD como interface e instrumento de trabalho na ARH do Norte” (Pedro Castro) são os temas a serem abordados pelos docentes do Politécnico de Viana do Castelo.

Pretende-se reunir os decisores e os técnicos da ARH do Norte, especialistas convidados além de todas as equipas envolvidas nos diversos projectos na apresentação e discussão da qualidade, quantidade e utilidade das bases de dados, do estado e funcionalidades das aplicações de gestão associadas ao SI.ADD da ARH do Norte. Em concreto pretende-se: apresentar a natureza, organização e descrição das bases de dados geográficas produzidas, as respectivas e actuais e futuras aplicações e discutir a especificação, a programação e as funcionalidades das aplicações de gestão ao nível do inventário/cadastro, registo e relato dos dados da monitorização, bem como licenciamento.

Publicado em 28 de Setembro de 2010

*