Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Arte na Leira

Arte na Leira expõe trabalhos da Academia do IPVC

IPVC é desde o ano passado co-organizador do evento

Foi inaugurada no passado sábado, dia 18 de Julho, a 11ª edição do “Arte da Leira”, em Arga de Baixo - Caminha, evento que, desde o ano passado, conta com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] como co-organizador, através da sua Oficina Cultural, voltando assim a marcar presença com trabalhos de docentes, alunos e funcionários da Academia. A mostra estará patente até 16 de Agosto.

“Entendemos que a Arte na Leira deveria ser mais uma actividade do IPVC. Oferecemos os préstimos da nossa Oficina Cultural. Aceitaram. Estamos por isso encantados de sermos parceiros na organização, o pintor Mário Rocha”, disse, a propósito, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Rui Teixeira.

A Arte na Leira “há anos que inquieta a Serra de Arga, a região e o país, como é sua função e tão bem sabe fazer, pela mistura harmoniosa que faz a diferença, pois é uma manifestação que não se coíbe de pôr lado a lado artistas consagrados e novas promessas, muitas delas que se virão a confirmar”, relembrou ainda Rui Teixeira.

É nesta Serra de Arga e na Arte na Leira que, o mentor do evento, Mário Rocha se abre como em nenhum outro sítio. Abre a sua própria casa, a sua família, os seus amigos; abre a sua pessoa e, sobretudo, a singeleza e o mistério da sua arte. Abre-se a todos. Abre-se aos que se iniciam e aos consagrados. Abre-se à riqueza da diferença, enquanto valor. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo está presente em mais uma Arte na Leira e vê no evento um instrumento de valor sublime ao serviço da formação integral dos seus alunos, funcionários, professores e comunidade”, concluiu ainda o máximo responsável do IPVC.

Por seu turno, o pintor Mário Rocha revelou, na inauguração da edição do ano passado, que “pediu ajuda ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo porque tem pessoas com muito valor que podem desenvolver aqui um bom trabalho. Conto com a ajuda deles na organização deste evento que tem vindo a ganhar maior dimensão de ano para ano, exigindo assim maior entrega”.

A inauguração do evento será presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Caminha e prevê um espectáculo de animação, sessão de fogo de artifício e um momento de fado pela fadista Elsa Gomes.

*