Cabeçalho | InternacionalInstituto Politécnico de Viana do Castelo | Multimédia
OTIC
 
Home > Serviços para Empresas > Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado
conhecer a otic
I&D E INOVAÇÃO
serviços para empresas
Seminários e Conferêcias
Ligações úteis
Contactos
 
 
Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado
Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado

Título do projecto
Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado

Responsável
Conselho Pedagógico

Objectivos
Analisar a situação actual das práticas pedagógicas inerentes à concepção, desenvolvimento e avaliação do projecto de formação do CLE

  1. Identificar as práticas pedagógicas actuais e os seus fundamentos;
  2. Identificar as principais preocupações / necessidades / problemas e as motivações/desejos/perspectivas de mudança dos docentes e discentes.

Esboçar projecto de formação/acção a desenvolver no ano lectivo seguinte.

Descrição Sumária
O contexto actual do ensino superior, em geral, e do ensino da enfermagem, em particular, apresenta necessidades/problemáticas específicas que colocam novos desafios no que concerne às suas funções, finalidades, públicos alvo, estrutura e funcionamento e, bem assim, requerem respostas inovadoras ao nível da politica educativa, dos modelos, modos e metodologias de formação e das práticas pedagógicas.
O Conselho Pedagógico, no quadro das suas atribuições, considera que a reflexão e tomada de decisão sobre a política e projecto de formação é condição e contributo fundamental para uma resposta/resolução integradora de diversas necessidades/problemas que tem vindo a identificar: maior eficácia e eficiência do sistema de gestão de recursos, optimização da qualidade da formação, elevação do nível de satisfação, motivação e desempenho de docentes e discentes, operacionalização dos pressupostos e requisitos do P. de Bolonha e (re)construção do curriculum do CLE.
Nesta perspectiva, surge o presente projecto que se reveste das características dum trabalho de investigação/formação/acção e em cuja concepção/construção, que se inscreve numa lógica construtivista/desenvolvimentista, os actores sociais envolvidos no CLE (docentes e discentes) participarão activamente. O projecto perspectiva-se para um horizonte temporal de dois anos lectivos (2005-2007) iniciando por uma fase investigativa que decorrerá no presente ano lectivo.

Duração (meses)
20 Meses

Início - Fim
Outubro de 2005 a Setembro de 2007

Instituição Coordenadora
Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

 
Projectos Projectos | Mais Projectos | Real GE2C'S Proyecto VT | eca.it | ESOL | Bioemprende
WAW – Waste Around the Wine
 
LABORATÓRIOS
UIDM
UMA
 
*
*
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.