Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Edificios
Conferência Internacional de Turismo já começa a ultrapassar expectativas

Vereadora do Turismo e Presidente da Região de Turismo do Alto Minho consideram evento de extrema importância para a cidade e região

Iniciativa realiza-se entre 5 e 7 de Setembro numa organização do Laboratório de Turismo, da ESTG-IPVC

A Conferência Internacional de Turismo que se realizará, em Viana do Castelo, numa organização do Laboratório de Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], começa já a ultrapassar as expectativas. A média de pessoas a apresentar comunicações nas anteriores edições do certame foi de 70 e, até ao momento, esse número foi largamente ultrapassado, com a recepção de 140 inscrições para intervenções, revelou o Coordenador do Laboratório de Turismo, Carlos Fernandes. Para este evento são esperados cerca de 200 participantes, entre os quais os maiores peritos nacionais e internacionais da área de turismo.

A organização do evento irá contribuir para uma total taxa de ocupação hoteleira no concelho, visto que na mesma altura decorrerá, em Viana do Castelo, a reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa.

Entre os participantes contar-se-á com a presença de Eugénio Yunis, da Organização Mundial de Turismo, para além de diversos representantes das instituições nacionais directamente envolvidas na área do turismo, nomeadamente o Turismo de Portugal, a Região de Turismo do Alto Minho, assim como entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Viana do Castelo Douro Azul, a NML Projectos e Desenvolvimento Turístico Lda., a Associação de Técnicos de Turismo, a Oficina da Natureza, a Ovnitur e também o INATEL-Viana do Castelo e da CCDRN. Estão confirmados delegados vindos de mais de 30 países, desde Estados Unidos da América, a Brasil, Cabo Verde, Turquemenistão, Austrália, Nova Zelândia, China, Holanda, Alemanha, Finlândia, ….

Além da programação específica do evento, o grupo de investigação de turismo e gastronomia vai reunir em Arcos de Valdevez, no dia 4 de Setembro, com o apoio da respectiva autarquia. Carlos Fernandes relembra que “a conferência tem todo o interesse para os técnicos de turismo, esperando-se por isso que as câmaras municipais da região inscrevam também os seus profissionais”. Só para a temática de Turismo e Gastronomia estão confirmados delegados vindos de Brasil, Escócia, Inglaterra, Espanha, Croácia e Nova Zelândia, entre outros países.

Para a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Flora Silva, a realização desta Conferência Internacional de Turismo “reveste-se da maior importância para esta cidade que, desde 1995, no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, definiu o Turismo como uma aposta estratégica”.

“Viana do Castelo com a excelência do seu património construído e natural, dotada de múltiplos e diversificados equipamentos, com uma matriz cultural profundamente identitária e a simpatia e proverbial hospitalidade as suas gentes, oferecerá aos congressistas sobejos motivos para guardarem desta cidade e região uma impressiva imagem que, com certeza, muito contribuirá para a divulgação e promoção do nosso potencial turístico”, garantiu a vereadora.

Flora Silva considerou ainda que “com este evento, abre-se para Viana do Castelo enquanto destino turístico, para o Curso Superior de Turismo enquanto entidade formadora e para os empresários desta área enquanto mercado de produtos de grande atractividade uma janela de oportunidades para uma aprofundada reflexão que permita novas abordagens técnicas e práticas no desenvolvimento e gestão dos recursos, produtos e destinos turísticos”.

Por outro lado, tão importante evento cumulando com a Cimeira dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, por ocasião da Presidência da U.E. em Portugal, “constitui um desafio e a assunção de uma grande responsabilidade no impacto da imagem turística que queremos fazer passar”, salientou a vereadora do Turismo.

“Estou certa de que, mesmo conhecendo a distância que nos separa de Barcelona ou Lodz onde se realizaram as Conferências de 2005 e 2006, o Instituo Politécnico de Viana do Castelo e o seu Curso Superior de Turismo, bem como a cidade, estarão à altura de tão prestigiante desafio”, concluiu ainda.

Por seu turno, o presidente da Região de Turismo do Alto Minho [RTAM], Francisco Sampaio considerou que este evento não “é só importante para Viana do Castelo mas para todo o Alto Minho, que cada vez mais precisa de aumentar a atractividade e captar estes grandes eventos mundiais”. Segundo Francisco Sampaio, todas as acções “que visem o reforço do turismo cultural, que integra o plano estratégico nacional de turismo e é uma das apostas da região, são bem-vindas”. Para além disso, o Presidente da RTAM relembra que será extremamente importante para a região este evento pois “para além de ganhar uma maior visibilidade, irá perceber, com a presença dos técnicos estrangeiros, aquilo que se está a fazer neste capítulo”.

Recorde-se que a Conferência Internacional da “Association for Tourism and Leisure Education” (ATLAS), se realizará, em Setembro próximo, numa organização do Laboratório de Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

A candidatura para a organização do evento foi aprovada em reunião do Conselho Executivo, realizada a 3 de Novembro, em Barcelona, local onde se realizou também a Conferência ATLAS em 2005.

Viana do Castelo recebe assim esta Conferência Internacional (depois de Lodz, na Polónia) que terá como tema proposto os “Destinos revisitados - Novas abordagens teóricas e implicações práticas no desenvolvimento e gestão dos destinos turísticos”.

A organização do certame, envolvendo e reunindo uma das mais importantes redes de académicos e profissionais na área do turismo a nível mundial, por parte do Laboratório do Turismo da ESTG-IPVC, “é também reflexo do esforço e desempenho do Curso de Turismo, o qual registou, recentemente, excelentes resultados no processo de avaliação externa por parte do Ministério da tutela, em 2004, bem como o reconhecimento e certificação Tedqual, por parte da Organização Mundial do Turismo, em 2005” , disse ainda Carlos Fernandes.

*  
*  
*