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Docentes estrangeiros ministram seminários no IPVC

A Escola Superior de Ciências Empresariais e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo receberam esta semana quatro docentes estrangeiros que vieram ministrar um ciclo de seminários aos alunos daquelas escolas de ensino superior.

Três dos docentes vêm da Látvia (Liene Amantova Salmane e Irena Bogdanovica da Rezekne Institution of Higher Education – Faculty of Economic; e Ivars Matisovs da Faculty of Engineering) e uma da Noruega (Camilla Lee Maana da Sogn and Fjordane University College – Faculty of Business and Tourism) e vieram no âmbito do programa Erasmus.

“Durante a sua estadia irão abordar nos seus seminários temas relacionados com turismo, economia e gestão”, revelou a docente e coordenadora do programa Erasmus da ESCE-IPVC, Teresa Pereira Bernardino. Esta responsável realça a importância da instituição receber docentes estrangeiros pois permite aos alunos o contacto com “outras realidades e metodologias de ensino, permitindo assim o usufruto de ferramentas úteis numa sociedade cada vez mais globalizada”.

De salientar que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo se encontra entre as instituições de ensino superior com maior procura e recepção de docentes e alunos estrangeiros através dos programas de intercâmbio Erasmus e Erasmus Mundus.

De tal forma que se está já a preparar um leque de disciplinas transversais, leccionadas em inglês, que possam ser propostas aos alunos que o IPVC recebe no âmbito deste programa. O número de presenças ganha de tal forma importância que Teresa Pereira Bernardino revelou que “no próximo ano será realizada uma semana internacional onde se poderá juntar todos estes docentes e alunos que frequentam temporariamente o IPVC”.

O Programa Erasmus é um subprograma do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme), que teve início no dia 01 de Janeiro de 2007 e que termina a 31 de Dezembro de 2013.Tem como objectivo principal apoiar a criação de um espaço Europeu do Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado para o processo de inovação. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, reconhecendo a importância deste programa, tem vindo a efectuar um esforço no sentido de proporcionar aos seus alunos esta experiência única. “Viagem muito enriquecedora”, “experiência singular”, “recomendo a mesma vivência a todos quantos tenham a oportunidade” e “uma experiência como esta é sempre vantajosa” são alguns dos depoimentos, que podem ser vistos no portal do IPVC, de alunos que estão temporariamente em países estrangeiros no âmbito deste programa. Da mesma forma, os alunos europeus que o IPVC tem vindo a receber nas suas diversas valências têm demonstrado sentimentos também positivos quanto à sua experiência em Viana do Castelo.

De salientar que o IPVC tem parcerias com inúmeras universidades de dezenas de países europeus. No ano lectivo de 2007/2008 um total de 59 alunos foram recebidos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do programa Erasmus e Erasmus Mundus. Também 12 docentes estiveram no instituto vianense durante este ano lectivo. Por outro lado, mais de 50 alunos do IPVC estiveram um período em universidades estrangeiras, assim como seis docentes desta academia.

Existem já, para o próximo ano lectivo, 41 inscrições de alunos estrangeiros que pretendem vir estudar para o IPVC.

Com a aprovação da candidatura apresentada à Comissão Europeia, em Fevereiro de 2007, foi atribuída ao IPVC a Carta Universitária Erasmus alargada, que inclui a vertente de Estágios Profissionais, no âmbito do Lifelong Learning Programme (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida).

Através do Programa Erasmus, as Instituições de Ensino Superior podem proporcionar aos seus Estudantes, Docentes e Pessoal não Docentes um período de realização de estudos ou de estágios, missões de ensino ou formação em Estabelecimentos de Ensino Superior ou Empresas do Estrangeiro, em países elegíveis pelo Programa, com uma duração mínima de 3 meses e máxima de um ano lectivo, enriquecendo desta forma o leque de formação da sua população académica através do contacto com outras culturas e a aprendizagem de outras técnicas e competências nas áreas de especialização a que se destinam.

 
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