Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Cancro do estômago
Escola Superior de Enfermagem participa em rastreio do cancro do estômago

A Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESEnf-IPVC) está a participar no rastreio ao cancro do estômago que o Rotary Clube de Viana do Castelo está a promover nas freguesias do concelho. Segundo fonte desta entidade, cerca de 500 pessoas já efectuaram o rastreio nas duas freguesias até agora abrangidas pela iniciativa: Santa Maria Maior e Meadela.

“À Escola Superior de Enfermagem do IPVC, para além de ministrar a preparação para o exercício da actividade profissional de enfermagem altamente qualificada, enquanto centro de formação humana, cultural, científica e técnica de nível superior, cabe-lhe também promover o desenvolvimento humano e social em matéria de saúde da região. O cancro gástrico é uma patologia com grande incidência na zona norte. Respondendo ao apelo de colaboração solicitado pelos Rotary Club no projecto de rastreio do cancro gástrico, estamos a prestar um serviço à comunidade e esta é a postura que caracteriza a ESEnf-IPVC”, disse a Presidente da ESEnf, Ermelinda Jaques.

O rastreio é efectuado mensalmente e percorrerá todas as freguesias do concelho, cabendo à ESEnf “a organização de equipas para a realização das colheitas de sangue, com a participação de docentes, colaboradores da formação e alunos, quer finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem ou de Pós-Licenciaturas”, disse ainda Ermelinda Jaques.

*