Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Diários Gráficos
Exposição de diários gráficos em Torres Vedras

A exposição “Diários Gráficos. Desenho em cadernos” pode ser visitada na Galeria Municipal de Torres Vedras, até 27 de Fevereiro. Comissariada por Eduardo Salavisa e por Carlos Mendes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], esta exposição – que já esteve no Centro Cultural de Lagos e se prevê que viaje a outras cidades do país – reúne 33 autores de diários gráficos, exibindo mais de 200 cadernos.

A exposição distingue três núcleos. O primeiro núcleo, “Diários de desenhadores quotidianos”, é constituído por cadernos de autores que registam com regularidade – através do desenho, de anotações escritas ou colagens – experiências tidas e impressões avulsas sobre o quotidiano.

No segundo núcleo, “Diários de viajantes, investigadores e desenhadores científicos”, encontram-se cadernos de campo de biólogos, antropólogos e ilustradores científicos (da arte forense à ilustração arqueológica). Para além dos usos estritamente profissionais, há também nestes cadernos de “cientistas” e desenhadores científicos pausas saudáveis nos rigores dos cânones de escrita e ilustração académicos.

Por fim, o terceiro núcleo expõe “Cadernos de trabalho e Livros de Artista”. Nesta secção de cadernos em que se ensaiam projectos artísticos e de livres d’artiste merecem destaque os cadernos do cineasta José Miguel Ribeiro, do surrealista Cruzeiro Seixas e dos homeostéticos Pedro Proença e Ivo.

Em paralelo à exposição, realiza-se uma mesa redonda sobre o tema dos diários gráficos e um workshop orientado pelo professor e ilustrador João Catarino. A versão digital do catálogo pode ser descarregada aqui.

Galeria Municipal, Paços do Concelho - Torres Vedras
De 2ª a Sábado, 9h30-19h, até 27 de Fevereiro
Informações: 261 334 040

*