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Como apresentar uma candidatura espontânea?
Como proceder?
Antes de elaborares uma carta de candidatura espontânea deverás:
  • Definir com exactidão aquilo que podes e queres fazer;
  • Anotar e seleccionar as actividades e empresas que melhor correspondam aos teus interesses;
  • Informares-te o mais possível sobre as empresas a que te candidatas. 
Os empregadores pretendem pessoas motivadas, que saibam o que querem fazer e que desejam integrar-se na empresa x ou y por razões bem definidas.
  
Qual a sua finalidade?
  • Suscitar o interesse do empregador;
  • Chamar a atenção para o teu currículo;
  • Expressar o teu interesse e a tua motivação face ao posto de trabalho da empresa;
  • Conseguir obter uma entrevista. 
A carta de candidatura não é um desperdiçar de tempo!
 
Embora muitas dessas cartas não obtenham resposta, é normalmente prática da política da empresa conservá-las em arquivo/base de dados um certo período de tempo para fazer uma primeira escolha quando surge uma vaga.
 
As empresas recrutam grande parte do seu pessoal a partir de candidaturas espontâneas que lhes são enviadas.
 
Como redigi-la?
 
A carta deve ser escrita em papel branco, formato A4, de preferência manuscrita e sem erros de ortografia. 
  
1º parágrafo = introdução
  • Refere o motivo que te leva a contactar essa empresa e a quereres candidatar-te a um posto de trabalho;
  • Procura captar o interesse do empregador; 
2º parágrafo = desenvolvimento
  • Procura demonstrar em que medida a tua formação e experiência poderão ser úteis, relacionando-as com o que sabes sobre a actividade da empresa;
  • Evita banalidades, falsos elogios e frases pomposas;
  • Não fales dos teus problemas pessoais. 
3º parágrafo = conclusão
  • Procura convencer o empregador a dar-te uma entrevista
  • Não divulgues todas as informações. Desperta o interesse deste querer conhecer-te.
  • Termina a carta de forma atenciosa.
No caso de a carta ser acompanhada do teu currículo, deverás escrever no canto inferior esquerdo: “Anexo Currículo”.
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