Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
FIGAC fechou com nota positiva!
2ª EDIÇÃO DO FIGAC FECHOU COM NOTA POSITIVA

O FIGAC VISTO À LUPA

Dia 2 Junho, Quinta-feira
abertura, 21h, ESE*

No primeiro dia do Figac'11, o destaque foi inteiramente para a sessão de abertura, com a Conferência subordinada à temática 'Voluntariado Cultural', que contou com a presença de João Catalão, Tino Baz e Manolo Soto, e com a moderação de Rudesindo Soutelo. De seguida, pelas 23h, o colectivo ARTE TOTAL, vindo de Braga e liderado por Cristina Mendanha, fez jus à sua dança, apresentando ao público a performance 'NADIR'. Para finalizar, foi ainda servido um Verde de Honra, no Anfiteatro externo da Escola Superior de Educação, aberto a todos os participantes e ao público assistente.

Dia 3 Junho, Sexta-feira
9h30 – 00h00 vários locais*

No segundo dia, entre as 9h30 e as 11h da manhã, o Figac´11 presenteou a comunidade escolar com o Workshop de Cinema de Animação, ministrado por Sérgio Nogueira, no Colégio do Minho de Viana do Castelo. Em simultâneo, mas na EsproMinho, decorria o Workshop para jovens, orientado por Guilherme Vasconcelos, designado 'Postura e comunicação no voluntariado cultural'. Já nas instalações da Escola Superior de Educação, teve lugar, por volta das 10h30, o Seminário: 'Design e Produtos Culturalmente Conotados', por Ermanno Aparo; E no Auditório dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ainda durante a manhã, realizou-se uma Sessão de Curtas de Animação, promovida pela 'Ao Norte'.

Na continuação das actividades, também a artista Manuela Pimentel esteve na ESE, onde apresentou o seu Projecto de Xilogravura Tradicional Japonesa. Encerrando a noite, o Concerto de Dark Season marcou o segundo dia do Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural.

Dia 4 Junho, Sábado
11h00 – 00h00, ESE*

O último dia do Figac'11 pautou-se por uma programação diversificada, com performances de La Marmita, Margarida Mestre, Fábrica de Movimentos, Spabilabos e Fictionary Players. Na sala de Conferências, Christopher Maughan e Paulo Brandão, entre outros, voltaram a enfatizar a questões sensíveis ao voluntariado nas artes. Projecções a cargo do projecto 'Cinema Almofada' e da Associação Vianense 'Ao Norte' completaram a restante programação. O Figac 2011 encerrou com o Concerto de Von Calhau!, ao som das notas dificilmente catalogáveis da dupla formada por Marta Ângela e João Alves.

 

Publicado em 08.06.2011

*  
*  
*  
*