Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Mestrados
Novo Mestrado em Tecnologia Cerâmica vem preencher vazio de oferta formativa em licenciaturas

O facto de, actualmente, não existirem cursos de licenciatura neste ramo do conhecimento, levou a que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] lançasse um novo mestrado, em Tecnologia Cerâmica, com o objectivo de formar técnicos qualificados para a indústria do sector. As candidaturas estão já abertas e decorrem até ao próximo dia 15 de Julho.

A indústria cerâmica tem um peso representativo no Produto Interno Bruto (PIB) português e constitui um importante factor de desenvolvimento regional, em particular, no norte e no centro do país. A capacidade de empregar milhares de trabalhadores, faz com que esta industria tenha uma importância económica e social muito relevante, fazendo com que este novo mestrado tenha elevada importância e relevância.

Os objectivos do Mestrado em Tecnologia Cerâmica passam por preparar técnicos qualificados de nível superior, no domínio da Tecnologia Cerâmica, dotando-os dos conhecimentos adequados e ministrando-lhes métodos e técnicas que lhes permitam abordar, diagnosticar e solucionar problemas no âmbito da sua actividade profissional, com eficácia e fornecer uma sólida formação ao nível do conhecimento das propriedades dos materiais cerâmicos e do seu processamento.

Pretende-se ainda formar técnicos polivalentes, capazes de se adaptarem à constante evolução das tecnologias e do mercado de trabalho e dotar os diplomados de conhecimentos específicos que os qualifiquem para actuar, quer ao nível laboratorial e de controlo de qualidade, quer ao nível de optimização e controlo de processos industriais.

As saídas profissionais estão focalizadas na indústria cerâmica e do vidro em geral, serviços de gestão de qualidade, serviços de gestão e controlo ambiental, consultoria e laboratórios de investigação e desenvolvimento.

A este novo mestrado da ESTG-IPVC poderão concorrer interessados que possuam Bacharelato ou Licenciatura em Engenharia Cerâmica, Engenharia Química, em Engenharia de Materiais ou em outros cursos de formação inicial afins e/ou com experiência profissional relevante nestes sectores de actividade.

O Curso de Mestrado em Tecnologia Cerâmica está concebido de acordo com as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo decorrentes da aplicação do Processo de Bolonha no Sistema de Ensino Superior Português, tendo a duração de 4 semestres. Nos dois primeiros semestres serão leccionadas as unidades curriculares básicas de Tecnologia Cerâmica. No 3º Semestre haverá a oportunidade de frequentar disciplinas opcionais para colmatar deficiências anteriores e/ou desenvolver novas competências, paralelamente dá-se inicio do trabalho de dissertação. O 4º Semestre será integralmente dedicado ao trabalho de dissertação, que será desenvolvido, preferencialmente, em ambiente de trabalho, em cooperação com as indústrias do sector.

*