IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2007| Palestra “Lactic acid bactéria: Man’s best friend”
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Lactic acid bacteria

Palestra "Lactic acid bacteria: Man's best friend"

No próximo dia 5 de Dezembro de 2007, pelas 14h30m, no Auditório Pequeno da ESTG, terá lugar uma palestra subordinada ao tema “Lactic acid bactéria: Man’s best friend” pelo Doutor Svetoslav Dimitrov Todorov.

O tema da sua palestra versa a utilização tecnológica das bactérias lácteas. As bactérias lácticas desempenham um papel primordial no processo de fermentação do leite, sendo sua utilização um dos métodos mais antigos de preservação. Isto deve-se à sua capacidade de produzir ácido láctico rapidamente, ocasionando o decréscimo do pH do leite e a remoção da lactose, promovendo um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de microrganismos deteriorantes e/ou patogénicos. Além disso, estas bactérias produzem determinados compostos com capacidade bacteriostática e/u bactericida, formados em pequenas quantidades a partir do catabolismo celular, entre os quais é possível citar as bacteriocinas.

As bacteriocinas são proteínas ou complexos de proteínas com actividade antibiótica, produzidas por determinadas linhagens de bactérias lácticas que se caracterizam por apresentarem em espectro de acção aparentemente restrito aos microrganismos Gram positivos. Existem dois tipos de bacteriocinas: um tipo clássico, que exibe um espectro de actividade apenas contra as espécies homólogas e um segundo tipo, menos comum, que apresenta um amplo espectro de acção contra uma variedade de microrganismos Gram positivos. Como exemplo deste segundo tipo pode-se citar a nisina, produzida por determinadas linhagens de Lactococcus lactis subsp. lactis e a pediocina a produzida por Pedicoccus pentosaceus. Até ao momento, somente a nisina foi suficientemente avaliada e purificada e é amplamente utilizada na indústria alimentar.

O Doutor Svetoslav Todorov é licenciado em Biotecnologia e Microbiologia Industrial pela Universidade de Sofia (1995), Faculty of Biology and Biotechnology, na Bulgaria.

Doutorou-se em Microbiologia (2000) pela mesma universidade, num programa de cooperação em rede com a ENITIAA, em Nantes, França. O tema da sua tese de doutoramento foi: “Purification and characterisation of plantaricin ST31, bacteriocin produced from Lactobacillus plantarum ST31”.

Participou em vários projectos internacionais e tem muitas publicações em revistas científicas da especialidade.

Actualmente é investigador no Departamento de Microbiologia da University of Stellenbosch, South África onde entrou para um pós-doutoramento no “Laboratory of Lactic Acid Bacteria” num projecto intitulado “Research of Lactic Acid Bacteria producer of bacteriocins with unusual spectrum of activity, probiotic properties and application in model system.

Após o pós-doc, em 2003, regressou à Bulgária onde trabalhou como Microbiologista nas Caves “Magura” JSCo, Rabisha, na região de Vidin, uma das conceituadas empresas de vinhos da Bulgária.

Em 2004 foi convidado a regressar à Universidade de Stellenbosch como investigador responsável pelo projecto “Purification of bacteriocins of lactic acid bacteria isolated from traditional African plants, a possible source of antimicrobials and food preservatives”, financiado pelo NRF (South Africa) e CNRS (France) ENITIAA, Nantes, France (cooperation project UID 6363).

Em Julho de 2008, irá para o Brasil como Professor Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de S. Paulo.
 

 
Menu Secundário
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.