Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Distribuição de cinzeiros nas praias
Campanha ambiental do IPVC com forte adesão nas praias abrangidas

Mara Rocha, Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem e Ana Paula Vale, Vice-Presidente da Escola Superior Agrária, “amadrinharam” a campanha deste fim-de-semana

A campanha ambiental do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], na qual se estão a distribuir três mil cinzeiros pelas praias do litoral norte de Portugal, está a ter uma forte adesão por parte dos banhistas nos areais visados na acção. Afife, Meadela, Cabedelo, Esposende e Apúlia foram locais onde a mensagem do politécnico vianense chegou este fim-de-semana.

No sábado, a campanha iniciou-se em Afife, onde a “madrinha” da iniciativa desse dia, a Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem do politécnico vianense, Mara Rocha, louvou o duplo nobre objectivo da campanha: “mais saúde e melhor ambiente”. É “importante relembrar que a cada pessoa que abordámos, na campanha, a sensibilizámos, antes de mais, para uma vida mais saudável incentivando-as a deixar de fumar”, disse Mara Rocha, justificando assim o seu “total apoio à campanha, pois a Escola Superior de Enfermagem do IPVC aplica no seu quotidiano -  quer seja na formação, quer seja nas actividades desenvolvidas ou ainda nos hábitos que incentiva aos seus alunos - os ideais de uma vida saudável e de gestos positivos em prol dos outros”, salientou ainda.

Por seu turno, o Presidente da Junta de Freguesia de Afife, Manuel Vale, para além de considerar a ideia da campanha “como muito boa e válida”, salientou que “ela dá um contributo para um dos objectivos da autarquia local que é a da limpeza e qualidade dos areais das praias de Afife”.

Argumentos repetidos, já da parte de tarde, pelo representante da Junta de Freguesia da Meadela, que agradeceu o facto do IPVC ter incluído a praia fluvial na sua campanha. “Queríamos que esta mensagem fosse passada aos utilizadores desta praia e creio que tal foi conseguido”, salientou.

No domingo a campanha ambiental saiu do distrito de Viana do Castelo e “deslocou-se” para praias do Concelho de Esposende. A “madrinha” deste dia, foi a Vice-Presidente da Escola Superior Agrária, Ana Paula Vale, que simbolicamente entregou o primeiro cinzeiro a um veraneante, na Praia de Suave Mar. “Este é um contributo importante do IPVC. Ao dar três mil cinzeiros nas praias estamos a passar uma mensagem importante a muitos mais milhares de pessoas, contribuindo para que haja maior sensibilização para esta questão ambiental e também de saúde pública”, disse Ana Paula Vale.

A campanha segue, no próximo fim-de-semana para a Póvoa de Varzim, no sábado, e para Matosinhos, no Domingo, dia de encerramento da campanha.

Nas praias o IPVC “está também a apostar e a mostrar, às pessoas que estão na praia, a sua luta pela qualificação dos portugueses, a nossa grande epopeia, da qual depende o progresso do país”, disse o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, relembrando que “temos apenas 12, 7 de licenciados, quando a média é superior a 26 por cento. Sem que os portugueses tenham educação superior não é possível percorrermos uma estrada importante que é a estrada estreita do desenvolvimento”. O IPVC é “uma escola de profunda qualidade empenhada numa educação universalista, mas muito centrada e virada para a sua região, tendo como objectivo formar as suas pessoas para que encontrem nela um modo de vida com qualidade”, concluiu o presidente do IPVC.

A área do ambiente não é alheia ao IPVC, que ministra vários cursos neste sector, entre os quais as engenharias do ambiente ou de energias renováveis, passando ainda pela construção civil e ambiente ou pelo design de ambientes.

Vários projectos têm sido desenvolvidos nesta área, como os trabalhos apresentados a um projecto europeu, pelos alunos de design de ambiente, que visa a requalificação da zona da praia do Rodanho, em Viana do Castelo.

Destaque ainda para o estudo das explorações agrícolas animais e seus impactos ambientais, que se tem revelado um problema em alguns núcleos urbanos, além do projecto que visa o aproveitamento de energia solar em edifícios públicos.

*  
*