IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2007| Homenagem ao Prof. Lima de Carvalho
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Prof. Lima de Carvalho

IPVC presta homenagem ao Professor Lima de Carvalho
IPVC presta homenagem ao Professor Lima de Carvalho

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vai prestar homenagem ao Professor Abílio Lima de Carvalho, seu Presidente durante vinte anos, com um conjunto de iniciativas que visam relembrar a vida do homem e a sua importância para o desenvolvimento desta instituição de ensino superior e da sua região.

Nesse sentido a Oficina Cultural do IPVC, sedeada no edifício do Centro Académico do IPVC (ex-BC9), irá inaugurar uma Exposição de Arte, no próximo dia 27 de Outubro, pelas 21h00, com exibição de obras da colecção de pintura do IPVC, que ao longo da sua vida o Professor Lima de Carvalho foi recolhendo, criando assim um espólio e um património relevantes. O Comissário da Exposição é Nuno Lima de Carvalho, irmão do homenageado e proprietário da Galeria de Arte do Casino do Estoril.

Antes dessa inauguração, pelas 18h00, em Vila Franca do Lima, freguesia onde nasceu o Professor Lima de Carvalho será celebrada uma Missa cantada, com a participação dos Coros da Academia, seguida de romagem à sepultura, com deposição de lápide evocativa do reconhecimento e da gratidão desta Comunidade Académica.

Mas as iniciativas de homenagem ao Professor Lima de Carvalho prevêem ainda que no início de 2008, entre Janeiro e Fevereiro, com datas ainda a definir, se registe a publicação de um número especial da revista IPVC Academia “in honorem / in memoriam” ao Prof. Lima de Carvalho, com depoimentos e testemunhos de personalidades que, directa ou indirectamente, acompanharam a sua vida e a sua obra.

Também se realizará uma sessão pública evocativa e de testemunho, com a presença de personalidades oriundas do Ensino Superior, da Cultura, da Região e do IPVC, seguida do baptismo do Anfiteatro da Presidência e dos Serviços Centrais, com o nome “Prof. Lima de Carvalho”, acto que contará também com a participação da Academia de Música de Viana do Castelo.

“No dia 30 de Outubro de 2007 decorre um ano sobre a morte do saudoso Prof. Doutor Abílio Lima de Carvalho, o grande construtor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e seu Presidente durante 20 anos”, relembrou a propósito o presidente do IPVC, Rui Teixeira, considerando que a sua vida e obra o tornou no “maior ícone da nossa identidade institucional e, também, uma personalidade de relevo do Ensino Superior, da Cultura e do desenvolvimento da nossa Região”.
As iniciativas previstas são, para Rui Teixeira, uma “simples manifestação pública do reconhecimento e da gratidão, que o Ensino, a Cultura, a Região e o Politécnico devem e justamente prestam ao Homem e ao Académico, pelo seu estar, pelo seu saber e pela sua obra”.

“Ganhar o futuro é o maior desígnio desta Instituição. O IPVC vem, por isso, a estruturar-se, num rigoroso sentido do caminho, suportado já numa forte identidade. Este caminho e esta identidade, sendo embora obras do colectivo, enquanto construção e vivência, não dispensam, todavia, o contributo das pessoas”, salientou ainda o presidente do politécnico vianense.
Referindo-se à exposição que será inaugurada na Oficina Cultural, Nuno Lima de Carvalho considera-a “oportuna, elegante e inteligente a decisão pois coincide com a celebração do primeiro aniversário do falecimento do Professor Lima de Carvalho”.

A “mostra será de obras de arte, adquiridas durante a sua Presidência, que assim enriqueceram o património cultural do IPVC e que, na sua maioria, constituem trabalhos da autoria de artistas que conhecia e estimava”.
“Quem conheceu de perto o Prof. Lima de Carvalho, os seus gostos pessoais e os valores que estimava, sabia com certeza do seu grande apreço pela Arte. Não admira, por isso, que quando foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tivesse decidido passar a adquirir obras de Arte de diversas modalidades – pintura, desenho, gravura, escultura e cerâmica – para adornar e enriquecer as instalações dos Serviços Centrais e das Unidades Orgânicas, regulando-se pelo seu apurado gosto artístico, com as limitações consequentes das disponibilidades orçamentais”, relembrou Nuno Lima de Carvalho.

“Todas estas obras de arte passaram a ser objectos familiares aos olhos de professores, alunos e funcionários do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e das Escolas Superiores que o integram, justificando a célebre frase de Ortega y Gasset: “nós somos nós e as nossas circunstâncias””, concluiu.

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.