IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2012| Empreendedorismo: apurados vencedores Poliempreende
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

9º Poliempreende

Empreendedorismo: apurados vencedores Poliempreende

“Molho de Legumes Tricolor” e “Alimentação Ecológica” foram as propostas que convenceram o júri da edição regional do concurso Poliempreende

Pelo quinto ano consecutivo, as ideias vencedoras do concurso de Empreendedorismo Poliempreende, a nível regional, advêm de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC].

No total, nove ideias foram apresentadas, no passado dia 25 de julho, ao concurso Poliempreende, por alunos de quatro Escolas Superiores do Politécnico de Viana, baseadas essencialmente em áreas de turismo rural, eficiência energética, produtos alimentares, desporto e lazer, animação noturna, aproveitamento do linho e área social e de inclusão.

Os dois primeiros lugares foram atribuídos a projetos desenvolvidos por alunos da licenciatura em Engenharia Alimentar. Ambos os projetos surgiram no âmbito das disciplinas de projeto do 3º ano do referido curso.

O 1º prémio foi atribuído ao projeto de Engenharia Alimentar, intitulado “Meia-Dúzia®KIDS”, e que apresenta o MOLHO DE LEGUMES TRICOLOR. Segundo os autores “este projeto pretende oferecer às crianças, e à restante família, um produto nutritivo, saboroso, colorido e saudável, uma vez que contém uma imensa variedade de legumes na sua composição, e é apresentado numa forma que atrai os mais pequenos”, explicam Andreia Ferreira Silva e Vânia Cunha, alunas do Curso de Engenharia Alimentar do IPVC que constituem membros da equipa do projeto, juntamente com Jorge Ferreira Silva e Mariana Leal Rato (promotores externos ao IPVC).

O 2º prémio foi atribuído à equipa constituída por Daniela Filipa Lopes da Silva; Cláudia Andreia Correia Santos; Patrícia Marlene Torres Rodrigues, igualmente alunas da Licenciatura em Engenharia Alimentar e que apresentaram como ideia de negócio um projeto de “Valorização de Subprodutos Alimentares”

“O objetivo deste projeto consiste na criação de uma empresa que se dedica ao estudo e valorização dos subprodutos da indústria Alimentar, para os transformar desenvolvendo novos produtos alimentares de alto valor acrescentado”, explicam as alunas.

“Assim, os resíduos alimentares serão transformados em lucros para as empresas do setor alimentar que, até ao momento, têm que os eliminar. E, em simultâneo, este projeto tem vantagens ecológicas, pois contribui para a redução do impacto ambiental. Um exemplo de um produto produzido a partir de resíduos da indústria do bacalhau é o paté de bacalhau, que já desenvolvemos”, adiantaram ainda a propósito desta ideia de negócio.

O 3.º Classificado nesta edição regional foi o projeto de Programa de Eficiência Energética “Qualidade dos Edifícios Habitacionais” dos alunos André Timóteo Gouveia e Freitas, Bruno Miguel de Castro Barbosa, Fábio Emanuel Marques dos Santos Moreira, da licenciatura em Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis do Politécnico de Viana.
Os prémios serão atribuídos pela Caixa Geral de Depósitos.

Atendendo à variedade dos temas apresentados, o “IPVC vê consolidado o seu trabalho na área do empreendedorismo e vê reforçado o seu papel como motor de desenvolvimento económico da região”, disse a propósito do concurso o Presidente do IPVC, Prof. Rui Teixeira.

Florbela Correia, Vice-Presidente do IPVC referiu que “tem como principais objetivos mudar as atitudes dos atores académicos, no seio dos Institutos Politécnicos, sensibilizar a academia (alunos, diplomados e docentes) para o empreendedorismo, aprofundar as competências empresariais e estimular a criação de empresas de base tecnológica, entre outros”.

A fase nacional do concurso acontece no dia 13 de setembro.

Publicado em 03.08.2012

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.