Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Duas Jovens
IV Ciclo Internacional de Conferências arrancou com sucesso
Os Oradores

João Moura é Doutorando no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, investigador no Hospital Geral de Santo António e docente na Escola Superior de Enfermagem do IPVC, onde lecciona a disciplina de Bioquímica e Biofísica. Colabora como investigador associado em Projectos de investigação e tem publicações e comunicações em Portugal e no estrangeiro. De entre as áreas de interesse onde exerce investigação, salienta-se o estudo dos mecanismos de tráfico celular no sistema imunológico e suas implicações em oncologia. É o responsável pelas Tertúlias Científicas de Viana do Castelo, que decorrem desde 2005 na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, uma iniciativa bastante enriquecedora de divulgação científica que tem contribuído para sensibilizar a comunidade académica para a compreensão de grande parte dos conceitos científicos mais simples, que são ainda extremamente complexos para o público em geral. Essas tertúlias reuniram grandes personalidades nacionais e internacionais que marcam a actualidade da Ciência e da Comunicação Científica.

Maria Inês Moura Soares realizou o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto (classe do Professor Fausto Neves), o Curso Superior de Canto no Conservatório Nacional de Lisboa (classe do Professor José Oliveira Lopes) e o Master of Music, na University of Surrey (U.K.).

Toda a sua formação musical enunciada, particularmente a pianística, foi superiormente orientada pela pianista e pedagoga Helena Sá Costa. A formação em diferentes áreas da música que englobam a performance e a teoria ─ piano e canto, teoria/análise ─ proporcionaram, por um lado, uma panorâmica musical abrangente e uma experiência diversificada em termos de performance musical, enquanto executante solista, de música de câmara ou membro de coro e direcção coral, por outro lado, permitiram leccionar diversas áreas que vão do ensino do instrumento e voz ─ Piano, Técnica Vocal, Conjuntos Vocais ─ a diversas disciplinas consideradas teóricas que englobam Formação Musical, Pedagogia da Formação Musical, Análise Musical e História da Música. Leccionou no ensino vocacional da música e na formação de professores, tendo passado por todos os níveis de ensino desde o pré-primário ao Ensino Superior. Várias instituições fazem parte do seu percurso pedagógico ─ Academia de Música de Matosinhos (Escola de Música Óscar da Silva), ESE - IPVC., Conservatório de Música do Porto onde em 1992 é aprovada em Concurso de Provas Públicas. Em 1995, integra o corpo docente da ESMAE/IPP. Nesta instituição cria (com o respectivo projecto e elaboração do plano curricular) e coordena o Curso de Formação Musical (início em Outubro de 2001). Em Setembro de 2006 obtém uma licença com o intuito da execução de um projecto de interesse público no âmbito científico, intitulado A vibração do som e sua repercussão na performance musical, um estudo de caso.

Actualmente e após a entrega deste projecto, encontra-se a prosseguir com este trabalho de campo, alargando agora o âmbito da pesquisa e juntando ao trabalho realizado, nas escolas vocacionais de música, outras áreas de ensino, nomeadamente, do ensino regular, outras áreas de actividade artística e áreas ligadas ao desenvolvimento pessoal. Na recente década frequentou cursos de desenvolvimento pessoal com professores como Pierre Weil (Unipaz), Basarab Nicolescu (Unipaz), Franz Ruppert (Constelações Familiares), Roop Verma (Natha Yoga), Martin Brofman (Body Mirroir System), entre outros e obteve o diploma “Singing Boowl Sound-Massage” com Peter Hess.
*  
*  
*