Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Despenalização do aborto
Despenalização do aborto estará em palco na ESTG-IPVC

Esclarecer os cidadãos acerca da despenalização do aborto, de modo a que estes se sintam informados e possam manifestar a sua intenção claramente no próximo referendo, é o objectivo do Encontro intitulado "Pelo Sim, Pelo Não" que o núcleo, de Viana do Castelo,  Movimento de Intervenção e Cidadania [M!C] vai organizar, com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], no próximo dia 26 de Janeiro, pelas 21.30h.

A iniciativa, que decorrerá no Auditório da referida Escola Superior, contará com a presença de vários Movimentos e Associações a fim de permitir que o Encontro possa dar voz às várias posições e promover a participação de todos. "O Movimento Intervenção e Cidadania, com a colaboração da ESTG do IPVC, reuniu um conjunto de protagonistas que permitirão confrontar argumentos em defesa do Sim e do Não e, consequentemente, um melhor esclarecimento sobre a matéria, alvo de referendo, a Interrupção Voluntária da Gravidez", adiantou o Coordenador do Núcleo de Viana do Castelo, José Viana, que explica ainda que o facto de terem optado por este Encontro e em vez de um Debate "pressupõe que qualquer das cidadãs ou cidadãos presentes exprima também a sua opinião".

Questionado sobre os objectivos deste evento, o Coordenador do Núcleo de Viana do Castelo, o M!C, comenta que "o referendo de 11 de Fevereiro equaciona uma problemática que não deverá deixar ninguém indiferente - abster-se, exige também um debate a ser levado a cabo com tolerância, seriedade e respeito mútuo. Independentemente da opção de cada cidadã ou cidadão, o referendo deverá constituir-se numa manifestação de cidadania que todos devemos valorizar, participando".

Rosa Venâncio, Vice-Presidente da ESTG do IPVC afirma que "a ESTG-IPVC decidiu avançar com esta proposta na medida em que, enquanto Instituição de Ensino Superior, deverá prestar a melhor informação não só à sua Comunidade Académica, mas também à Comunidade, em geral, da região em que se insere" e acrescenta ainda que "disponibilizar meios e abrir espaços ao esclarecimento é sem dúvida mais um dos papéis importantes que a Escola deve desempenhar no seio da sua comunidade, para além das suas funções científico-didácticas e pedagógicas para as quais está vocacionada. As questões sociais devem também ser tomadas em consideração e essa é uma das funções a que qualquer instituição de ensino não deve alhear-se" afirmou Rosa Venâncio. A ESTG-IPVC moderará este Encontro no Auditório das suas instalações.

Confirmadas estão as presenças de representantes dos movimentos Movimento Jovens pelo Sim!; Juntos pela Vida (Minho com Vida)!; Médicos pela Escolha!; Associação Mulheres em Acção!; Movimento Voto Sim!; Em Movimento pelo Sim!; Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim!; entre outros.

 

 

*  
*  
*  
*  
*  
*