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Fórum da Qualidade
II FÓRUM DA QUALIDADE DA ESCE-IPVC

A Qualidade e novas abordagens como estratégia para contornar a crise

Desde a década de 90, a certificação das empresas pela norma NP EN ISO 9001 tem permitido às organizações adaptarem-se às novas filosofias dos mercados e continuarem a prosperar até ao presente. Ao contrário do que se possa pensar, o principal beneficiário com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, pelo referencial actual NP EN ISO 9001:2008, é a própria empresa e, posteriormente, beneficia o cliente final, fruto da organização interna do seu fornecedor.

De facto, o referencial NP EN ISO 9001:2008 obriga as empresas a organizarem-se internamente, para posteriormente poderem satisfazer na totalidade os seus clientes finais. Essa organização interna passa por, entre outros, definir processos internos de funcionamento da empresa, funções e responsabilidades para todos os níveis hierárquicos da empresa, fluxo de informação entre departamentos, fornecedores e clientes finais e, ainda, tratamento de reclamações e não-conformidades. Deste modo, a organização interna da empresa encontra-se baseada na melhoria contínua, com o intuito de satisfazer na plenitude a parte mais importante de uma organização, o cliente.

Aliado à satisfação total do cliente, é também necessário eliminar todo o tipo de desperdícios. Em 1950, Taiichi Ohno que trabalhava na Toyota, resolveu dedicar-se ao estudo desses desperdícios, tendo identificado sete, nomeadamente, Produção Excessiva; Esperas; Manutenções Inúteis; Produções Inúteis; Stocks em Excesso; Movimentos Inúteis; Produtos Não-conformes. Esta identificação permitiu iniciar a sua eliminação e reduzir muitos custos internos na Toyota. Hoje a Toyota continua a ser um modelo de referência fruto dessa cultura japonesa inicial, tendo mesmo criado o seu modelo – Toyota Production System (TPS), o qual é muito procurado por qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tipo de negócio ou de dimensão.

No presente existe a procura por vários modelos que nos permitam reduzir os desperdícios internos. Entre eles destacam-se o “Lean” e o conceito do “Kaizen”. Tendo a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) a noção da importância destas temáticas para o tecido empresarial nacional, irá realizar no próximo dia 4 de Junho de 2010 o “2º Fórum da Qualidade ESCE/IPVC”, nas instalações da ESCE-IPVC, onde irão ser abordados os seguintes temas: Filosofia LEAN; Ferramentas de Melhoria Contínua; TPS (Toyota Production System); Metodologia KAIZEN; Modelo EFQM; outros modelos de excelência da gestão da qualidade. Toda a informação sobre o evento poderá ser consultada em www.esce.ipvc.pt e os interessados em participar deverão inscrever-se até ao dia 1 de Junho.

"O objectivo deste evento é fomentar o debate sobre a temática da Qualidade e, acima de tudo, mostrar que qualidade não é a obtenção da certificação pelo referencial NP EN ISO 9001:2008. A obtenção desta certificação não é mais do que o primeiro passo do caminho a percorrer, essencial às organizações que querem vencer neste mercado cada vez mais concorrencial", sublinha José Carlos Sá, vice-coordenador da pós-graduação em Gestão de Qualidade da ESCE-IPVC.

Publicado em 28 de Maio de 2010

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