Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Segurança e saúde no trabalho
Riscos de utilização de espaços mal concebidos analisados em Seminário da ESTG-IPVC

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] será palco, no próximo dia 26 de Janeiro, do Seminário subordinado ao tema "Segurança e Saúde no Trabalho: A Escola como Preâmbulo para a Vida Activa".

A iniciativa surge no seguimento do trabalho desenvolvido pela ESTG-IPVC na área da segurança, e é organizada em colaboração com a Delegação do Programa Nacional para a Educação em Segurança e Saúde no Trabalho (PNESST).

Referindo-se ao evento, Isabel Barbosa, Coordenadora Pedagógica da
Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho realçou que "o Seminário constituirá uma oportunidade para os profissionais de segurança debaterem os riscos de utilização de espaços mal concebidos".

A Sessão de Abertura conta com as presenças do Presidente do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho [ISHST], Jorge Gaspar, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte [ARSN], Alcindo Maciel Barbosa, da Coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho [AESST], Manuela Calado, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo [CMVC], Defensor Moura e, por fim, do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], Rui Teixeira.

Segundo Isabel Barbosa, o primeiro painel será subordinado à temática "O Sentir e o Agir no Espaço Escola" que se desdobrará, pelos vários oradores do painel, em "diferentes palestras como «A SST na Formação de Professores", "A Motivação dos Estudantes para a Problemática da SST", "A abordagem Transversal da SST no Ensino Secundário e "Quando a Escola Sai para o Mundo"» informou.

O segundo painel tratará de discutir "Como Projectar, Construir, Modernizar e Equipar Escolas, Hoje", reunindo as sub-temáticas «"Relevância da "Física das Construções" na Concepção de Edifícios Escolares", "A Ergonomia e a Escolha de Equipamentos Escolares" e "Como Projectar, Construir e Modernizar Escolas". Este último tema será protagonizado pelo "Arquitecto Vieira Coelho da Direcção Regional de Educação Norte [DREN], um dos oradores externos convidados para este evento" disse Isabel Barbosa.
 

«"As Responsabilidades empresariais e Institucionais – Voz aos Empregadores e Responsáveis" é o tema do terceiro painel que será ilustrado pelas palestras "A Segurança e Saúde no Trabalho e a Cultura da Empresa" introduzida por Ramon Ilarri, Director do Grupo Antolin Lusitânia, "Saúde no Ensino ou Saúde nas Escolas" protagonizada por Luís Delgado da Delegação de Saúde, "A Escola como um agrupamento de Actividades: que Segurança" por Ana Rosa Maia e Eng. Guedes Vaz da DREN, a palestra "Segurança nas Escolas: A Responsabilidade das Autarquias" por Técnicos da CMVC e, finalmente, "O Estado como Garante: o Papel Fiscalizador" apresentada por Luís Castro da Inspecção-Geral do Trabalho [IGT] de Viana do Castelo» referiu a Coordenadora Isabel Barbosa.

A rematar os três painéis deste Seminário, a Conferencia Plenária: Semana Europeia 2006 que contará com Manuela Calado (Coordenadora do Ponto Focal Nacional da AESST), será seguida pela Sessão de Encerramento que será marcada pelas presenças do Governador Civil de Viana do Castelo, José Joaquim Pita Guerreiro, por Manuel Vaz Velho, Presidente da ESTG-IPVC e pela Coordenadora Distrital do PNESST, Alda Alves.

O Seminário será encerrado com um momento musical protagonizado pelo Quarteto de Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo [EPMVC] e decorrerá na Biblioteca Barbosa Romero para delícia de todos os seus utilizadores/leitores, que verão o seu momento de estudo/leitura harmonizado ao som de música clássica.

Segundo Rosa Venâncio, Vice-Presidente desta Escola Superior e Coordenadora da Biblioteca Barbosa Romero "esta acção visa sensibilizar os utilizadores/leitores deste espaço, principalmente a Sala de Leitura, para os diferentes ruídos que por vezes se fazem sentir, incentivando à maior serenidade e respeito pelos demais utilizadores que se encontram na Sala a requerer maior concentração" afirmou.

Descrevendo ainda de que forma se pretende esta abordagem musical para a efectiva sensibilização dos alunos Rosa Venâncio refere que "o momento musical programado tem precisamente o objectivo de metaforizar o silêncio".
 

 

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*