IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2009| Crise financeira leva IPVC a apoiar alunos
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Gráfico

Crise financeira leva IPVC a tomar medidas de apoio aos alunos

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] está a tomar medidas que visam apoiar os alunos num momento em que as famílias portuguesas estão a atravessar dificuldades dada a actual crise financeira. A redução do preço dos produtos essenciais nos bares ou a abertura da possibilidade dos alunos colaborarem em actividades do IPVC, são alguns exemplos.

“A crise torna-se cada vez mais perceptível. Entrou de rompante e, como de costume, virou-se primeiro para mais fracos! As famílias não passam bem e os seus filhos e nossos alunos também não. O IPVC experimenta, por sua vez, dificuldades até agora nunca sentidas na sua gestão. Mas é na agrura e na dificuldade que o conceito de solidariedade melhor terreno encontra à sua expressão. Buscamos em permanência a melhor forma de a concretizar. Baixamos os preços de tudo o que pudemos, trabalho tecnicamente preparado com a colaboração dos nossos próprios alunos no Conselho de Acção Social do IPVC. Vamos prosseguir nas diversas frentes possíveis!” disse a propósito o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Rui Teixeira. “Estas medidas, às vezes, pouco mais são que simbólicas mas implicam, mesmo assim, um esforço significativoda instituição. Dez cêntimos, que sejam, de desconto numa sandes, já é partilha de dificuldade face aos preços que praticamos. Estamos e estaremos atentos a tudo em especial aos casos graves que, infelizmente, nos começam a chegar todos os dias”  concluiu o Professor.

 Por seu turno referindo-se à redução dos preços nos bares das diversas escolas da instituição de ensino superior, o administrador dos Serviços de Acção Social, Diogo Moreira, refere que “ é uma medida que beneficia os alunos no seu dia a dia, pois estamos a falar na redução de custos nos principais produtos alimentares disponibilizados nos nossos bares”.

Outra medida tomada extraordinariamente, tendo em conta o apoio dos alunos, foi a criação de uma bolsa logística em part-time, o que permitirá que diversos alunos colaborem com o IPVC, principalmente, em actividades de promoção desenvolvidas pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da instituição. “É uma medida que irá também ajudar os alunos com maiores dificuldades e que, simultaneamente, permite que tomem um maior contacto com a realidade da Academia”, disse a propósito o vice-presidente e responsável pelo gabinete, Nuno Brito.

 “São alguns exemplos do esforço que o IPVC está a desenvolver no reforço da acção social na instituição. Conjuntamente com outros projectos, pretendemos melhorar as condições de apoio social aos alunos, de forma a evitar que estes não consigam concluir os seus cursos por motivos financeiros”, disse ainda.

Indo de encontro à afirmação, Diogo Moreira relembra que “este ano o IPVC registou um aumento de pedidos de bolsas de estudo – o maior de sempre -  tendo respondido positivamente a um maior número de casos”.

Em 2007 houve 1490 candidaturas a bolsa, sendo que este ano o número aumentou para 1628. Destes alunos, 1301 foram apoiados com bolsas, um número maior face ao ano anterior que foi de 1156. “Mas o apoio não passou apenas, pelo aumento de alunos apoiados, mas também pelo próprio valor médio das bolsas que, este ano, se fixou em 202,03 euros face aos 166,87 do ano passado”, salientou Diogo Moreira.

“Nos últimos meses temos verificado que são cada vez mais frequentes situações de grande gravidade a nível financeiro, que nos faz recordar situações de pobreza envergonhada. Nas visitas domiciliárias tivemos casos em que as bolsas foram aumentadas pois a situação era mais grave do que os alunos tinham declarado por vergonha”, revelou ainda o administrador.

Outra medida que se tem revelado profícua no apoio aos alunos é o recém-criado Gabinete de Saúde que permite consultas gratuitas aos elementos da Academia vianense.
Relembre-se que, também recentemente, o IPVC abriu mais uma residência elevando, para 508, o número total de camas, a preços reduzidos, disponibilizados por esta Instituição de Ensino Superior Público.

“Isto demonstra que os serviços do IPVC têm revelado estar preparados para responder de imediato às necessidades dos alunos”, disse ainda Diogo Moreira, assegurando que as medidas de apoio não ficarão por aqui. “Estamos a projectar disponibilizar a baixo preço, ou inferior ao do mercado, computadores portáteis aos nossos alunos, como forma de os apoiar no seu percurso académico”, deu como exemplo de outras medidas que se estão a preparar.

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.