A funcionar desde 1986/87, ano em que se iniciaram os primeiros cursos de formação de docentes nesta Instituição, a Biblioteca tem vindo a crescer em documentos e serviços. A primeira documentação disponibilizada foi herdada da Escola do Magistério Primário de Viana do Castelo. Desde então, tem como missão contribuir para melhorar a qualidade do processo educativo, e apoiar o estudo e a investigação científica. Para isso tem como objetivos gerir, tratar, conservar e difundir os recursos bibliográficos existentes e produzidos no IPVC, bem como apoiar na aprendizagem, na docência e na investigação. Funciona em regime de estante aberta, desde o seu início, facultando a consulta local, a requisição domiciliária, o empréstimo interbibliotecas e o acesso a bases de dados internacionais, a todos os membros da Comunidade Académica do IPVC, bem como a elementos exteriores.
No ano letivo de 1988/89, enriqueceu-se com uma importante extensão. Foi criada, nesta instituição de formação de educadores e professores, uma Biblioteca Infanto-Juvenil. Nasceu como possível resposta à falta de interesse pela leitura que se notava entre os mais jovens, assim como à pouca frequência de experiências ricas, diversificadas e frequentes com livros e literatura, principalmente, nos primeiros anos de escolaridade. É utilizada por professores e alunos da ESE que aí desenvolvem vários trabalhos no domínio educativo. Está aberta às crianças, aos docentes e escolas da região, a quem é dedicada a maioria das atividades promovidas. Também tem colaborado em inúmeras ações de sensibilização do meio aos valores e prazer da leitura, umas realizadas na própria ESE, outras nas escolas e em diversas instituições da região.
Em 2006, é criado o Centro de Recursos do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento. O Centro de Recursos possui um conjunto de bibliografia especializada, no âmbito da educação e desenvolvimento, sendo depositário em Portugal das publicações do Instituto Internacional de Planeamento da Educação da UNESCO. A sua missão consiste em contribuir para o reforço e melhoria dos atuais instrumentos de cooperação e internacionalização; potenciar iniciativas de trabalho de terreno e investigação na área da educação internacional e comparada; apoiar as práticas pedagógicas e outras iniciativas de consciencialização sobre o desenvolvimento; contribuir para a pesquisa e a docência sobre as questões da cooperação internacional na área da educação de acordo com as solicitações dos parceiros no contexto de desenvolvimento. É utilizada quer por professores e alunos da ESE quer por todos aqueles que se dedicam e envolvem nos projetos deste Gabinete.