Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
netstart
NETSTART desperta atenção internacional

Projecto foi desenvolvido numa parceria entre o IPVC, AEVC, Exertus, Omni Wear e Tintex

A Equipa deste projecto tem sido convidada para a apresentação, em diversas conferências de âmbito nacional e internacional, de um conceito inovador de formação profissional, desenvolvido por esta parceria, baseado nas novas tecnologias e no ensino a distância, designado por “percursos de aprendizagem”. Após a sua participação num workshop integrado na conferência EC-TEL 2007, em Creta, na Grécia, foi também convidada a participar no Internet 2007, em Vila Real.

Em Fevereiro irá intervir na conferência iLearning Forum 2008, que irá decorrer no Palácio de Congressos de Paris, bem como na 3rd International Conference on Interactive Mobile and Computer Aided Learning, no próximo mês de Abril na Universidade de Tecnologia Princesa Sumaya, Jordânia.

O resultado deste projecto, concebido no âmbito da Parceria de Desenvolvimento constituída pelo IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, a EXERTUS Consultores, a OMNI Wear e a TINTEX – Tinturaria Têxtil de Cerveira Lda., co-financiada pela Iniciativa Comunitária EQUAL, tem suscitado enorme curiosidade quer entre pares Europeus assim como ao nível nacional. Estas ferramentas permitem, para além da inclusão digital, a existência de informação sobre perfis profissionais relevantes para a região e têm sido apontadas, por alguns especialistas, como de utilidade acrescida se utilizada como instrumento de apoio a definição de politicas de empregabilidade.

A região Norte de Portugal, e em especial a região de Viana do Castelo, debate-se com um problema extremamente sério. Novos empregos estão a emergir e as pessoas desempregadas e com idades mais avançadas têm que desenvolver novas competências. Outro problema característico deste grupo de pessoas é, sem dúvida, a falta de uso e conhecimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esta região tem, ainda, um número significativo de jovens com baixas qualificações que conseguem, apenas, trabalhos pouco especializados.

As TIC permitem desenvolver novas competências, de uma forma mais simples e flexível, nomeadamente através da formação a distância. Assim, é importante aumentar, na região de Viana do Castelo, o grau de conhecimento e de disseminação destas novas tecnologias. Neste sentido, os principais objectivos do NetStart são o desenvolvimento de diversos instrumentos que permitam às pessoas, de uma forma independente, a iniciação à utilização das TIC sendo, depois, possível, e com o suporte destas tecnologias, desenvolver novas competências, permitindo-lhes ser mais competitivas e capazes de enfrentar os novos desafios em termos de carreira profissional.

*  
*  
*  
*  
*  
*