Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Valimar Digital

Prof. Rui Teixeira: Valimar Digital cria desequilíbrio positivo para a região

A aposta feita na “digitalização” da região, através do programa Valimar Digital, irá “criar um desequilíbrio positivo para as nossas empresas, para os nossos investimentos, permitindo sermos uma região altamente competitiva”, considerou, o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Rui Teixeira, num Seminário que decorreu no passado dia 06 de Março sobre aquele projecto.

O máximo responsável daquela instituição de ensino considerou ainda que o “distrito encontrou aquilo, o grau último que lhe permite atingir a efectiva modernidade”.

As “câmaras municipais têm, agora, a possibilidade de serem modernas e competitivas como uma grande câmara de uma grande região”. Só com essa modernidade nas autarquias e estas tendo “a perspectiva de ser ambicioso e ir à frente é que podemos ter uma região de ambição. Não me contento, na qualidade do presidente do IPVC, que o desenvolvimento tenha que parar em Braga e continuar a partir de Vigo”, salientou ainda, o Prof. Rui Teixeira, que falava durante o seminário “Valimar Digital, perspectivas presentes e novos desafios para o futuro”.

Referindo-se às virtudes do programa Valimar Digital, o presidente do IPVC considerou que o “primeiro aspecto fundamental é que a partir de agora, do ponto de vista digital, não é diferente viver no Rossio, em Lisboa, ou viver no centro de qualquer vila do Alto Minho”. Algo que considerou de suma importância pois “a equidade do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da própria cidadania”.

“Ser litoral não é ouvir o mar na cama. Ser litoral é ter números de litoralidade”, relembrou o Prof. Rui Teixeira, e a aposta no digital está “associada à atractividade”, dando como exemplo o facto de Viana do Castelo contar com a presença da Enercon, “jóia da coroa do nosso desenvolvimento, que sem esta rede digital, não se poderiam cá instalar”.

O presidente do IPVC salientou ainda que a implementação do Valimar Digital “foi possível em zonas onde o mercado normal e os normais operadores não mostraram apetência por ela, o que provocava um desequilíbrio pela negativa ao desenvolvimento regional e à coesão do território”. Agora espera-se que “esta ferramenta digital permita conseguir fixar gente na nossa região. Saem do ensino superior, no nosso distrito, mil alunos licenciados por ano e é fundamental a sua fixação”, alertou o Prof. Rui Teixeira.

Salientando que este é um “produto muito made in Portugal e desenhado à nossa medida, foi provavelmente a melhor candidatura do ponto de vista técnico apresentada naquela altura” e que permitiu ao IPVC descobrir a “capacidade da instituição gerar sinergias, gerar motivação, estar no terreno e responder aos problemas”.

Relembre-se que o Valimar Digital, programa desenvolvido em parceria pelas autarquias e entidades da região, permitiu a criação de uma imagem nova e funcionalidades renovadas nos sítios Internet autárquicos, permitiu nestes, a criação de um novo serviço de atendimento on-line, ou ainda a Intranet autárquica em banda larga.

Por outro lado, com a implementação do Valimar Digital, os cidadãos da região passam a ter acesso público gratuito à Internet em banda larga, em locais públicos de grande afluência. Da mesma forma foi criado o portal Valimar Digital que disponibiliza diversos serviços como jornal on-line, agenda cultural, bolsa de emprego, classificados, rotas turísticas, lojas on-line, entre outras funcionalidades.

Uma das novidades é a disponibilização, no portal, ao turista, de visitas áudio-guiadas que podem ser descarregadas para leitores mp3, Ipod ou telemóveis pessoais.

*