Portais de Informação para o Sector Vitivinícola, em análise
Inscrições disponíveis
O próximo seminário da Pós-Graduação em Marketing de Vinhos, que se realiza já na sexta-feira, 16 de Abril, na Escola Superior Agrária do IPVC, é dedicado ao tema “Portais de Informação para o Sector Vitivinícola”, e tem como oradora convidada a Prof. Doutora Henriqueta Nóvoa, mentora do Portal INFOVINI.PT.
No Seminário será dado ênfase ao papel e à utilização das tecnologias web para promoção do sector vitivinícola português.
Na era da sociedade do conhecimento, qualquer actividade económica e social, em particular as actividades relacionadas com o cluster do vinho, deverão estar fortemente comprometidas com as novas tecnologias de informação, nomeadamente a internet, no sentido de comunicarem, promoverem e tornarem os seus produtos ou serviços acessíveis à sociedade, em geral, e ao consumidor, em particular.
Embora as empresas vitícolas tradicionalmente utilizem os mass media e o advertising para promover os seus vinhos, sabemos que a sua eficiência tem decrescido nestes últimos anos devido principalmente, à fragmentação das audiências, à degradação do custo por contacto, elevados níveis de saturação dos mass media e às novas formas de escassez, nomeadamente à escassez do tempo, de atenção e confiança.
Consequentemente, a Internet converteu-se num poderoso instrumento ao serviço do marketing em geral, e à promoção dos vinhos, em particular, proporcionando mais oportunidades de contacto com os consumidores, flexibilidade de horários e informação ilimitada, permitindo aos consumidores compararem ofertas de produtos e preços com facilidade e exercer o seu poder negocial.
Esta visão da nova era da comunicação será o tema central de discussão ao longo do seminário.