Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Laboratório
Prémio Dr. José Maria Carvalho premeia trabalhos de Investigação em Enfermagem Oncológica realizados no Distrito

Apresentação

A Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC], atribui o prémio Dr. José Maria Carvalho, com uma periodicidade bienal, para galardoar os trabalhos de Investigação em Enfermagem Oncológica realizados no Distrito de Viana do Castelo, no campo da clínica, formação e gestão de serviços.

Podem concorrer ao PRÉMIO DR JOSÉ MARIA DE CARVALHO, os enfermeiros que tenham desenvolvido trabalho de investigação, no âmbito da Enfermagem Oncológica e no contexto do Distrito de Viana do Castelo, a título individual ou colectivo, sendo que os trabalhos deverão ser entregues até 31 de Dezembro dos anos pares, como é o caso do actual.

Em 1974, O CADEM – Centro de Actualização de Estudos Médicos instituiu um prémio que anualmente galardoava o estudante da Escola de Enfermagem de Viana do Castelo que melhor aproveitamento tivesse no curso de Enfermagem.

Em 1976, por ocasião do 7º. Aniversário, criou o Registo Oncológico – RO – de Viana do Castelo que constituiu o primeiro, e durante cerca de dez anos, o único registo de cancro de base populacional jamais existente no país.

Extinto por falta de apoios, o CADEM através do presidente do conselho coordenador, Dr. José Maria de Carvalho, cedeu à ESEnf-IPVC a base financeira para constituir o prémio Registo Oncológico – RO no sentido de estimular o desenvolvimento de estudos nas áreas de epidemiologia neoplásica e prestação de cuidados de enfermagem.

Num gesto de homenagem a título póstumo ao Dr. José Maria de Carvalho pelo papel que desempenhou no estudo epidemiológico e tratamento das doenças oncológicas, o Conselho Directivo, em reunião de 19 de Junho de 2001, decide alterar a designação do prémio proposta pelo próprio para Prémio Dr. José Maria de Carvalho.

Os trabalhos a serem apresentados a este concurso deverão ser inéditos, sendo que não podem concorrer entidades colectivas (hospitais, escolas, serviços, associações, etc.) ou elementos do júri.

Neste sentido o Conselho Directivo decidiu abrir a candidatura ao Prémio até 31 de Dezembro de 2008.

O Prémio será entregue no dia 15 de Maio de 2009, na cerimónia do Dia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O regulamento pode ser consultado no portal do IPVC em www.ipvc.pt

 

*  
*