Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Gusis
Testemunho Pós-Graduação GUSIS: “ …perpetuem a missão desenvolvida .”

António Paulo Afonso Rodas, é Enfermeiro no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Frequentou a 1ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde e de Instituições Socais [GUSIS] do IPVC e vem agora dar o seu testemunho sobre esta experiência, descrevendo a importância que teve a frequência deste curso para o seu enriquecimento académico e profissional.

A pós-graduação GUSIS é uma mais-valia incontestável para todos os que participaram nesta primeira edição. A qualidade dos professores convidados, quer pelas provas dadas a nível nacional no desempenho da sua actividade profissional, quer pela qualidade e simplicidade na transmissão de conhecimentos, associado ao espírito de colaboração disponibilidade e interesse demonstrados, foi uma aposta de sucesso.

Os contributos provenientes da heterogeneidade do grupo de formandos, quer pela actividade profissional, quer pelo cargo de gestão que ocupam e pela idade, mostraram-se relevantes no crescimento de cada um. Quanto aos contributos, ou usando um termo muito ventilado e em voga, os vulgos “subsídios”, estou certo de que foram enormes para o desenvolvimento de competências na área da gestão em particular e no desempenho em geral, parecendo-me um pilar imprescindível para qualquer gestor dos nossos dias independentemente do nível em que actua.

O incentivo na construção da mudança e os trabalhos realizados, alteraram a forma como olhamos para a gestão e para as unidades de saúde em geral, acreditando agora que existe grande espaço para uma maior optimização de recursos humanos e materiais, podendo ser convertidos em economia dos mesmos e em aumentos de efectividade na produção de outcoms.

Para os mais cépticos, como competência só é possível ser avaliada em contexto real de trabalho, será importante dar algum tempo para que os casos de sucesso se tornem evidentes.

Para a equipa organizadora pela capacidade de descentralizar e inovar uma pós-graduação nesta área, espero que não baixem a fasquia da visão e perpetuem a missão desenvolvida.

Janeiro 2008

António Paulo Afonso Rodas

*