IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
*
Início| Notícias| 2020| 7ªs Jornadas em Ciências Agronómicas
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
 

Webinar "Anos vinte, século XXI: Tecnologias e políticas para a agricultura e o desenvolvimento rural“
Apresentação


As Jornadas de Ciências Agronómicas pretendem responder fundamentalmente aos interesses e expetativas dos estudantes de cursos da área agronómica, designadamente o mestrado em Agricultura Biológica, o mestrado em Engenharia Agronómica, a licenciatura de Agronomia, o CTSP em Gestão da Empresa Agrícola e o CTSP em Fruticultura, Viticultura e Enologia.

Consequentemente, pretendemos motivar à participação de todos os estudantes, docentes, investigadores, técnicos e profissionais, em geral, ligados direta ou indiretamente ao setor agrário.

A tecnologia e a política são temas sempre presentes na vida dos agricultores, dos técnicos, investigadores e na sociedade pela necessidade de responder aos problemas e desafios permanentes a que está sujeita a atividade agrícola e o desenvolvimento rural.

Neste seminário vamos trazer informações relativas às políticas agrícolas a implementar nos próximos anos, mas especialmente, que impacto poderão ter para os jovens agricultores que devem ter bons incentivos para manter e renovar a agricultura das próximas décadas e rejuvenescer o tecido empresarial agrícola.

Analisando e perspetivando esta temática teremos o Diretor-Geral da AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, Licenciado, Mestre e Empresário, formação e empresário na área agronómica.

A importância e necessidade de desenvolvimento de tecnologias cada vez mais inteligentes e seus impactos no desenvolvimento de tecnologias ancestrais como a gestão da água e seu potencial para minorar efeito das alterações climáticas será desenvolvido por José Manuel Silvestre, investigador do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, licenciado, mestre e doutor na área agronómica.

A área da vitivinicultura, uma das mais relevantes no contributo para as exportações agrícolas nacionais é um exemplo da importância da incorporação de novas tecnologias e necessidade de uma estratégia politica de apoio não só ao desenvolvimento tecnológico, mas também à promoção internacional dos seus magníficos produtos. Para nos dar uma visão desta área destacando também o seu percurso de um jovem técnico com início de formação superior na ESA-IPVC, Rodolfo Queirós, Presidente da CVRBI - Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior com pós-graduação em Marketing de Vinhos (ESA-IPVC).



 

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
*  
 
Untitled Document
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.