Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Sala em fundo vermelho
design@ipvc é o tema da próxima Exposição da Oficina Cultural

- Finalistas de Design do Produto apresentam propostas de cozinhas inovadoras enquanto que os alunos do 3º ano mostram a pertinência do objecto de luz no espaço de trabalho.

- Exposição colectiva poderá ser visitada de 11 de Julho a 31 de Agosto

Encontram-se em Exposição, até ao dia 31 de Agosto, na Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [OC-IPVC], os trabalhos realizados pelos alunos do 4º ano finalistas do curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão deste Politécnico, e ainda o Projecto “Iluminar o Espaço de Trabalho” desenvolvido pelos alunos do 3º ano, do mesmo curso.

No âmbito do projecto Focus Kitchen, desenvolvido em parceria com a CMC-Central de Compras, as empresas Dome, Jamor e a Movertor, os finalistas de Design do Produto conceberam oito propostas de design de cozinhas.

A referência à iluminação no posto de trabalho foi o mote para o desenvolvimento de um processo reflexivo, o Projecto "Iluminar o Espaço de Trabalho", desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Design do Produto ESTG-IPVC, que também estará patente nesta Exposição da Oficina Cultural do IPVC.

A Exposição tem assim dois temas centrais e em destaque: cozinhas e iluminação.

As inovadoras propostas de cozinhas desenvolvidas pelos finalistas de Design do Produto abarcam a “Express Yourself”, o “Farol”, a “Icoz”, a “vian@kitchen”, a “Masseira”, a “Matrioska”, a “Moodlab” e a “PLATEAU”, partindo de uma sequência de projectos iniciados no primeiro semestre, desenvolvendo em simultâneo uma pesquisa ao mercado das cozinhas e contando com o apoio de algumas empresas parceiras, nomeadamente a Dome, a Jamor e a Movertor.

Todas as cozinhas propostas abordam diferentes âmbitos e públicos, quer seja pela personalização do ambiente doméstico, até à ligação entre o mundo da cozinha e os símbolos tecnológicos que caracterizam a nova modernidade, ou pela promoção ao convívio respeitando as limitações de cada pessoa no espaço cozinha, ou até mesmo pelo revivalismo da cozinha tradicional, passando também pela casa temporária com a capacidade de aliar os negócios ao lazer, entre outras propostas.

Para projectar uma cozinha, torna-se fundamental ter em relevância vários factores, sendo o principal deles, o público a que esta se destina. A cozinha não é apenas um espaço onde se confecciona os alimentos, esta é também o reflexo da vivência de quem a usa.

O projecto “FOCUS KITCHEN” tem como finalidade fortalecer a ligação entre a cultura do projecto e a indústria, permitindo a abertura de novas colaborações entre os futuros designers e o mundo empresarial português. Para a criação de novos conceitos para o espaço cozinha os alunos do 4º ano do curso de Design do Produto, da ESTG-IPVC, foram orientados pelos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, que, em cooperação com a empresa CMC (Central de Compras), representada pelo Dr. Paulo Vidinha, realizaram o projecto intitulado “FOCUS KITCHEN”.

Os trabalhos vão estar expostos e disponíveis ao público na Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a partir de 11 de Julho, sob o título “design@ipvc” - exposição dos finalistas do curso de Design do Produto, até 31 de Agosto.

Sobre o Projecto "Iluminar o Espaço de Trabalho", desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Design do Produto ESTG-IPVC

Valências como operacionalidade, emotividade, significação, interactividade, entre outros, vêm complementar novas perspectivas e novas formas de questionar a pertinência do objecto de luz no espaço de trabalho.

O recurso a uma matéria-prima como a cerâmica pretende igualmente recuperar uma tecnologia tradicional e potenciar dentro desta o aparecimento de novos desafios técnicos, novas abordagens e novas linguagens numa actividade produtiva tão característica da região do Minho.

Este projecto, além de estar integrado na exposição de finalistas da ESTG-IPVC (a realizar entre 11 de Julho e 31 de Agosto na Oficina Cultural do IPVC) tem sido importante no enquadramento do final de formação dos alunos do 3º ano do supracitado curso.

O facto de existir cooperação com uma entidade externa, além de promover o aproximar entre o saber académico e mundo empresarial, permite igualmente dotar o exercício de uma realidade mais consentânea com o que, a muito curto prazo, os alunos serão confrontados na sua actividade profissional.

*