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Energia sem fronteiras
ESE-IPVC lançou projecto “Energia sem Fronteiras”

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC] recebeu uma equipa de jornalistas da RTP para a realização de uma reportagem sobre o projecto “Energia sem Fronteiras – módulo experimental de energia solar” do Programa Educar sem Fronteiras.

Luísa Neves, presidente da ESE-IPVC, em declarações à RTP, salientou que as energias renováveis são uma das principais apostas do IPVC e desta sua Escola Superior, sublinhando que “para que seja concretizável não basta ter as tecnologias, mas também é preciso educar para uma nova forma de utilização das energias no presente e no futuro, e neste aspecto, a Escola Superior de Educação tem um papel fundamental a desempenhar. O módulo experimental de energia solar aqui montado no âmbito do contrato programa Educar sem Fronteiras é uma oportunidade de aprendizagem para os nossos estudantes, mas também para os alunos de escolas do Ensino Básico com quem temos parcerias, para além de facultar a ligação com os parceiros africanos que connosco cooperam, o que é uma mais-valia para o desenvolvimento do plano estratégico da nossa instituição”, explicou.

Por sua vez, Júlio Santos, coordenador deste programa, salientou a importância das energias renováveis no contexto de actuação do Programa Educar sem Fronteiras, nomeadamente no funcionamento dos Centros de Recursos em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, para os quais este módulo experimental está a ser testado na ESE-IPVC. Estes locais permitirão à comunidade envolvente melhorar a comunicação com comunidades mais distantes (locais e estrangeiras), ajudarão a proporcionar novas oportunidades de ensino e formação, em regime presencial e a distância, continuando, assim, a promoção e reforço da Lusofonia e da sua rede de Comunicação ao mesmo tempo que se possibilitam trocas culturais, sociais e educativas. É igual objectivo destes Centros possibilitar o acesso de todos, em particular às crianças e mulheres, às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC] e ao conhecimento, trabalhando as questões de equidade de género e dando continuidade ao apoio à comunidade educativa e à gestão escolar (no caso de Cabo Verde).

Foram ainda gravadas imagens do funcionamento do equipamento fornecido por Ricardo Azevedo, da empresa More-R, que acabou por fazer uma breve descrição técnica do mesmo.

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