Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Canyoning

POLITÉCNICO DE VIANA PROMOVE ACÇÃO ESPECIAL, PARA POPULAÇÃO ESPECIAL

Numa acção inédita a nível nacional, as crianças da APPACDM vão poder usufruir de um desporto radical em pleno coração da natureza, com o contributo de finalistas do IPVC

No dia 21 de Maio, a Ermida de Ponte da Barca vai estar ainda mais colorida. É que as crianças da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo - vão poder usufruir, e numa acção inédita a nível nacional, de um “eco-canyoning”, um desporto radical que pretende conquistar, desta vez, um papel adicional aos vários que já desempenha na sua função, o de se assumir como acção de “turismo educacional”.

Joel Pereira, representante da Tobogã, explica que “este tipo de actividades têm como principal objectivo dinamizar o turismo local através do contacto directo com a Natureza e a aventura. Optando pela dinamização de uma actividade para os alunos da APPACDM pretende-se alargar o público-alvo tradicional do canyoning e apostar no turismo educacional, desenvolvendo actividades de baixo nível de dificuldade e, acima de tudo, de cariz educativo”.

“Criou-se assim uma actividade especial para uma população especial, os meninos da APPACDM”, comenta a propósito Pedro Bezerra, Coordenador da Licenciatura em Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, já que esta acção vai envolver o contributo de alunos finalistas do curso para introdução à Prática Profissional nas suas áreas de formação.

“A iniciativa prevê um acompanhamento técnico especializado, com alunos de Desporto e Lazer, estagiários da empresa Tobogã, guias profissionais da empresa com largos anos de experiência e com Certificado Profissional da CIC (Comissão Internacional de Canyoning), e ainda a intervenção do Grupo de Protecção e Socorro da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana,” revelou Pedro Bezerra.

“Por forma a aumentar o valor da actividade em termos pedagógicos, esta será acompanhada por um docente da área das Ciências da Natureza, que enquadrará a actividade no local, valorizando e passando para estes alunos os valores ambientais e culturais da região”, explica ainda o Docente do Politécnico de Viana.

“Será finalmente entregue a cada participante um panfleto informativo, sobre a fauna e flora da zona, bem como das tradições onde se vai realizar, a Zona da Ermida no Parque Nacional Peneda Gerês” esclarece também Joel Pereira, a propósito de cariz cultural da iniciativa.

Recorde-se que a APPACDM foi fundada em 1962, por Pais e Amigos do Cidadão com deficiência mental. É uma instituição Particular de Solidariedade Social que tem como objectivos a promoção da integração social do Cidadão com deficiência mental, a defesa dos seus interesses, a satisfação das suas necessidades e o contributo para o equilíbrio das suas famílias.

 

Publicado em 29.04.2011

 

*  
*  
*  
*