Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Concurso Poliempreende
IPVC lança concurso para fomentar Empreendedorismo

Concorre já!… porque o mundo das empresas e dos negócios não é só para gestores e economistas!

Candidaturas disponíveis até 07 de Novembro

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] aderiu ao projecto Poliempreende para descobrir e apoiar novos talentos na área do empreendedorismo.

Com o repto lançado, espera-se a adesão de toda a comunidade académica e do público, em geral, com vista ao lançamento de projectos de vocação empresarial inovadores, que receberão o necessário apoio após as fases previstas de avaliação por um júri, em primeira instância, a nível regional. Após esta fase, o projecto vencedor irá concorrer com os melhores projectos, do concurso da fase regional, de todos os outros politécnicos, que concorrerão, por sua vez e entre si, a nível nacional.

Segundo Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC e responsável pelo projecto na instituição, “esta é já a 5ª edição do concurso a nível nacional, a primeira do IPVC, e tem como principais objectivos mudar as atitudes dos actores académicos, no seio dos Institutos Politécnicos, sensibilizar a academia (alunos, diplomados e docentes) para o empreendedorismo, aprofundar as competências empresariais e estimular a criação de empresas de base tecnológica, entre outros” explicou.

Questionado sobre a razão da adesão ao projecto, por parte do IPVC, Nuno Brito refere que a comunidade académica da instituição tem, sem dúvida, assaz potencial para participar neste concurso e que os resultados serão indubitavelmente surpreendentes.

Em que consiste o Poliempreende?

Orientado para alunos, antigos alunos, docentes e comunidade, este concurso é a oportunidade de lançarem o(s) seu(s) próprio(s) projecto(s), a partir de uma ideia de negócio. Será valorizada a formação de grupos de trabalho (envolvendo estudantes, diplomados e/ou docentes e mesmo especialistas da comunidade) para o desenvolvimento do projecto que poderá ser apresentado para participares no Poliempreende. O que se pretende dos participantes, e para que os seus projectos sejam um sucesso, é que a ideia proposta seja inovadora, transversal (deverão incluir, por exemplo, nas suas equipas, colegas de outras áreas de formação), com parcerias, se possível regionais e/ou nacionais, como Associações, Empresas e Administração local.

O concurso visa essencialmente fomentar o empreendedorismo na comunidade académica, aprofundando competências empresariais, estimulando a criação de empresas de base tecnológica, explorando economicamente conhecimentos, competências, resultados de investigação e fixar regionalmente quadros qualificados.

Não sou gestor, nem economista… posso participar?

O decorrer do concurso prevê a realização de Formação nas áreas do Empreendedorismo e das Dinâmicas de Gestão , por isso não tens que te preocupar! Numa primeira fase, a vertente formativa incidirá nas áreas sociológica e organizativa para a apresentação da ideia e numa segunda fase a formação terá como objectivo a orientação para constituir um plano de negócios para ser apresentado a concurso, incidindo em marketing , gestão e elaboração de planos de negócio, entre outras.

*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*