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Projeto Ready Made in Design

Projeto Ready Made in Design

No âmbito da UC de Introdução ao Projeto 2, os alunos do 1º ano de Design do Produto, orientados pelos docentes Patrícia Vieira e Manuel Rivas, desenvolveram o projeto Ready Made in Design.

Este projeto teve como objetivo, além de estímulo à imaginação e criatividade, propor a transformação de objetos comuns, produzidos em massa, em produtos de design extraordinários, onde os objetos comuns são facilmente reconhecidos e integram uma peça de design original. A solução deveria ser inovadora, responder eficazmente a um problema apresentado pelo aluno e, simultaneamente, possuir características estimulantes para um universo mais amplo de utilizadores.

Salienta-se que a proposta de projeto, e principalmente os resultados obtidos, foram possíveis devido ao confinamento a que todos nos vimos obrigados, assim como aos objetos comuns, materiais, equipamento e conhecimento de terceiros (familiares e amigos dos alunos), que de forma mais ou menos manifesta contribuíram para que os alunos construíssem os protótipos que se apresentam.

Sobre a origem do ready made
Marcel Duchamp (1887-1968) criou a primeira obra de ready-made, a Roda de Bicicleta (1913), como um protesto contra a excessiva importância atribuída às obras de arte. Ao selecionar objetos comuns produzidos em massa, Duchamp tentou destruir a noção de singularidade do objeto de arte, cujo resultado foi uma nova e controversa definição de arte – a arte como um processo intelectual e não material. Duchamp e as suas obras ready-made foram adotadas por diversos artistas integrados no movimento niilista Dada, de 1916 a 1920.

O ready-made, que continuou a ser um conceito influente na arte ocidental durante grande parte do século XX, forneceu uma base importante para o movimento Pop art dos anos 50 e 60, que teve como tema principalmente os objetos comuns da cultura popular, assim como a sua ênfase intelectual também influenciou o movimento arte conceptual que emergiu na década de 1960, e que considerava a ideia do artista mais importante que o produto final.

No campo do design, que sempre se desenvolveu em paralelo com os movimentos artísticos e culturais do seu tempo, os objetos ready-made relacionados com o movimento Pop art consistiam em formas concebidas para dar resposta a novos comportamentos sociais. As mutações sofridas nestes objetos funcionais transformados (ready made) foram também o reflexo da contextualização política e artística do final da década de 1960.

A título de exemplo, de entre os muitos objetos transformados pode-se referir trabalhos executados entre o final da década de 1980 e na década de 1990, como os dos irmãos Campana (Brasil) ou do coletivo Droog Design (Holanda), que incorporaram uma forte cultura material local nas suas peças. De referir que os produtos conceptuais da Droog Design tornaram-se um modelo para uma tendência mundial na direção da simplificação e redução, sendo que o que permanece constante no campo do design, de um modo geral, é a busca de clareza de propósito e economia de meios, atributos que ainda caracterizam uma atitude moderna no design.

Publicado em 30.06.2020

 
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