Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
LUXTILES
Desfile e Exposição LUXTILES

Finalistas de Design do Produto dão resposta à crise dos sectores da filigrana e da cerâmica

Os alunos de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] desenvolveram um projecto inovador, cruzando a filigrana dos ourives da Póvoa de Lanhoso com os materiais cerâmicos de alta tecnologia com o intuito de responder à crise sentida nestes sectores. As propostas já foram apresentadas na Póvoa de Lanhoso, sendo que em Viana do Castelo serão apresentadas em desfile, já na próxima sexta-feira, 24 de Julho, a partir das 21h00.

A cultura da azulejaria, qualificada como um dos ex-líbris da cultura urbana portuguesa, é o ponto de partida para o desenvolvimento de projectos de jóias inovadoras, simultaneamente relacionadas com a tradição da cultura material Portuguesa. Neste sentido foram desenvolvidos projectos que, através do concept do azulejo, propõem novos produtos de ourivesaria rostos de cidades como Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Braga ou ainda testemunhas do período Barroco, da Renascença, ou imaginando o azulejo como meio de expressão para os artistas portugueses.

Os projectos, elaborados pelos alunos finalistas do curso de Design do Produto sob a orientação dos docentes Ermanno Aparo e Liliana Soares, foram elaborados com o apoio dos ourives da Póvoa de Lanhoso e da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais do IPVC, no âmbito da Unidade Curricular de Projecto de Design em Empresas II do curso de Design do Produto.

O curso de Design do Produto do Politécnico de Viana do Castelo afirma-se há mais de uma década como uma referência do ensino em design no norte de Portugal. Uma das motivações do curso é fortalecer as ligações com o mundo empresarial enquanto futuro cenário de trabalho para os alunos formados.

Sendo Viana do Castelo uma cidade que vive de tradições e de valores, a sua cultura material é bastante valorizada no que diz respeito à ourivesaria Tradicional, contudo também se caracteriza desde há muito tempo pelo seu contexto produtivo, devido às pequenas e médias empresas relacionadas com a cerâmica. Estando as áreas da joalharia e da cerâmica em crise, ao ponto de por em causa não só os postos de trabalho como também as próprias empresas, o curso de Design de Produto respondeu à crise dos sectores em causa, formando e colocando profissionais no mercado de trabalho, perpetuando os valores da cultura matérica da cidade.

As propostas do projecto Luxtiles foram já apresentadas, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Museu do Ouro de Travassos, à Imprensa, no passado dia 16 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso. O projecto Luxtiles será agora apresentado ao público, durante um evento/desfile que se realizará no próximo dia 24 de Julho de 2008, pelas 21:00h, na Oficina Cultural do IPVC, no Largo 9 de Abril, em Viana do Castelo. A exposição ficará patente até 31 de Agosto.

Publicado em 20 Julho 2009.

*  
*  
*  
*  
*