Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Semana de recepção ao caloiro
Número recorde de novos alunos do IPVC vivem “Recepção ao Caloiro”

A Serenata, na Sé de Viana do Castelo, marcou nesta cidade o início da semana da recepção aos novos alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]. A “Recepção ao Caloiro” deste ano - que se prolonga até à próxima quinta-feira (ver programa) - fica marcada pelo facto de, este ano, se registar um número recorde de novos alunos a ingressar na instituição. Considerando os estudantes que ingressaram nos diversos cursos da oferta formativa do IPVC, ao nível do ensino superior, e aqueles que ingressaram nos Cursos de Especialização Tecnológica [CET], constata-se que o número total ultrapassa os mil novos estudantes.

“Com a recepção ao caloiro pretendemos integrar os novos alunos no espírito da academia, dando-lhe a conhecer não só as escolas superiores, como também a cidade que os acolhe. Acima de tudo pretendemos que esta semana seja um momento marcante que corresponda às expectativas de quem chega ao ensino superior, esperando que seja uma forma de apoiar os seus primeiros passos neste novo percurso académico”, disse o presidente da Federação Académica, Óscar Rodrigues.

De salientar que este é o segundo ano consecutivo em que o número de novos alunos cresceu substancialmente. Há três anos o IPVC tinha registado uma ocupação de vagas, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, de 47 por cento. O ano passado o resultado foi de 77 por cento, tendo sido a instituição politécnica que mais cresceu em Portugal. Este ano, o número voltou a subir, em grande escala, tendo o IPVC registado 88 por cento de ocupação de vagas, na primeira fase. Este número é ainda mais relevante, tendo em conta que a oferta formativa do IPVC foi maior que o ano passado, com a introdução de novos cursos, como são exemplos, a Cerâmica Artística, a Engenharia de Energias Renováveis ou o curso nocturno de Gestão.

Estes números colocaram o IPVC à frente de muitas universidades portuguesas e a par da Universidade do Minho, sendo, conjuntamente com o de Leiria, o politécnico mais procurado, com exclusão das grandes metrópoles do Porto, Coimbra e Lisboa.

*  
*