Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
GUSIS
AS POLÍTICAS DE SAÚDE EM DEBATE NA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO IPVC

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros e Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte marcarão presença

As Políticas de Saúde serão alvo de reflexão e debate na Conferência de abertura da 1ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde e de Instituições Sociais [GUSIS], que decorrerá, no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 10h00, no auditório da Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESEnf-IPVC].

Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros; Maciel Barbosa, Presidente da Administração Regional de Saúde Norte [ARSN]; Paulo Kuteev Moreira, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa; Sofia Silva, da Universidade Católica Portuguesa do Porto e da Escola Superior de Saúde, da Universidade de Aveiro, compõem o leque de conferencistas convidados. Rui Teixeira, Presidente do IPVC, Ermelinda Jacques e Marinho Cardoso, Presidentes dos Conselhos Directivos das Escolas Superiores de Enfermagem e Agrária de Ponte de Lima, respectivamente, também estarão presentes nesta Conferência.

"Trata-se do Seminário de Abertura do Curso de Pós-Graduação que estamos a promover em conjunto com o Departamento de Economia da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do IPVC" comenta Mara Rocha, Vice-Presidente da ESEnf-IPVC. Sobre os objectivos desta iniciativa, a Vice-Presidente afirma que "o evento é aberto à comunidade, quer para dar a conhecer o curso, quer para permitir a discussão de alguns aspectos relacionados com as Políticas de Saúde que nos interessam a todos como cidadãos". Mara Rocha salienta ainda que "é um tema muito actual. Está em curso a reforma dos cuidados de saúde primários, a criação da rede de cuidados continuados e a reorganização de alguns hospitais, entre outros".

Durante a Conferência serão abordadas questões pertinentes da área da saúde como a implementação das políticas de saúde na Região Norte, os modelos alternativos de financiamento da saúde, as políticas de saúde e os desafios de gestão, e ainda, os novos desafios para os profissionais da saúde.

Questionada sobre a importância da presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, Teresa Madureira, Docente da Escola Superior Agrária e elemento da organização da Conferência e da Pós-Graduação, comenta que "a presença da Bastonária será fundamental já que a referida conferencista abordará a perspectiva dos Profissionais de Saúde e também porque tem vindo a desenvolver um vasto trabalho sobre estes temas, em vários contextos".


*  
*