Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Ser Vianez
Oficina Cultural do IPVC abre portas com exposição “Ser Vianez”

Defensor Moura, Flora Silva, Nuno Cardoso, Daniel Campelo, Cristina Müller e Carlos Mendes marcam presença na inauguração

A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre portas no próximo dia 07 de Março, pelas 21.30h, no edifício dos Serviços da Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [SAS-IPVC], conhecido como o antigo BC-9, com a exposição “Ser Vianez” do pintor Mário Rocha.

A inauguração da mostra, que contará com obras especialmente produzidas pelo pintor Mário Rocha para este evento, será presidida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira e pelo Presidente da Câmara Municipal, Defensor Moura. A Vereadora da Cultura do executivo municipal vianense, Flora Silva, marcará também presença, para além dos restantes Vereadores em exercício.

O evento contará ainda com presenças como Cristina Müller, Nuno Cardoso, antigo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Daniel Campelo, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e Carlos Mendes, que fará uma pequena abordagem à inspiração no momento da criação da obra.
A inauguração deste espaço expositivo marca o arranque da Oficina Cultural do IPVC, uma nova estrutura criada para promover vários tipos de actividades culturais, como a pintura, escultura, música, cinema, teatro, entre outras.

"O objectivo final da Oficina Cultural é contribuir para a educação artística da Comunidade Académica do IPVC e da região em geral. Para tal, pretende-se dar a conhecer trabalhos de artistas conceituados, bem como os trabalhos de design, pintura e escultura, de grande qualidade, que são desenvolvidos pelos alunos do IPVC no âmbito nos cursos que são leccionados”, revelou o Presidente do IPVC, Rui Teixeira.

A importância dos alunos na criação da Oficina Cultural é ainda enfatizada pelo responsável deste Instituto Politécnico: “ esta é uma estrutura cuja criação e organização foi largamente participada pelas pelos nossos alunos, pelas suas associações e federação”. Paralelamente “pretende-se com este projecto contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos alunos do IPVC e para sua formação humana, melhorando, assim, a qualidade do ensino da instituição" afirmou Rui Teixeira.

"O IPVC interage com a comunidade, sendo um elemento activo dando contributos nas suas multidimensões. A Oficina Cultural pretende ser assim um espaço impulsionador da actividade artística", disse ainda Rui Teixeira.

O Presidente do Instituto Politécnico relembrou que “para além do ensino e formação como principais actividades, pretende também servir a comunidade permitindo assim que o Instituto se afirme e se insira no seu seio”.

Localizado no Centro Académico, um dos espaços dos Serviços de Acção Social, a Oficina Cultural tem o intuito de tornar-se uma referência da cidade associando-o ao roteiro cultural de Viana do Castelo. “A ideia de fazer este espaço no edifício dos SAS-IPVC passa pelo facto de ser localizado perto do centro histórico, num edifício de elevado valor arquitectónico, dando assim ainda possibilidade de a comunidade vianense contactar com o seu património, para além de se beneficiar do facto de este estar aberto sete dias por semana e 365 dias por ano”, concluiu Rui Teixeira.

 

*  
*  
*  
*  
*