Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Palestra
ESCOLA INCLUSIVA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA COMBATER A DISCRIMINAÇÃO E A EXCLUSÃO SOCIAL

Preocupação esteve em foco nas Palestras que encerraram o Ciclo Internacional de Conferências que está a ser promovido, ao longo de 2007/08, pela Escola Superior de Educação do IPVC

As Palestras “Antropologia e Problemas do Mundo Contemporâneo”, protagonizada por José Morais no dia 26 de Novembro, e “Educar para a Cultura: Formação de Práticas de Cidadania Activa”, realizada a 10 de Dezembro, por Manuel João Rodrigues Antunes, encerraram o primeiro trimestre do IV Ciclo Internacional de Conferências, intitulado   Linguagem Multimodal  na Educação Cultural e Artística”.

“Os nossos convidados evidenciaram uma enorme preocupação com os problemas de discriminação e exclusão social a que alguns grupos da nossa sociedade são tão frequentemente votados, pensando a Escola numa perspectiva inclusiva e na premente importância de apostarmos mais numa educação intercultural. As suas palestras foram compreendidas como força dinâmica e contributo para colocar nas preocupações dos profissionais, o desafio difícil, mas sem dúvida necessário, do ampliar o olhar e compreensão das relações entre múltiplos quotidianos” referiu a propósito Anabela Moura, membro da organização destas palestras e Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do castelo [ESE-IPVC].

José Morais fez uma abordagem antropológica da família, a partir de contextos etnográficos diferentes e reflectiu sobre o quanto estes podem ser úteis na compreensão de alguns problemas do mundo actual a saber: casamentos homossexuais, celibato, clonagem e outros.

João Antunes começou por apresentar uma breve análise do conceito de cidadania, comentando o seu entendimento ao longo da história do Homem, desde a Grécia Antiga à actualidade, alertando para o papel da educação, como instrumento de reprodução social e reflexo de cada época, que vai distinguindo ao longo deste percurso o cidadão do não-cidadão e, assim, representando factor de inclusão ou de exclusão social.

Nestas palestras estiveram presentes docentes e discentes de diversas áreas disciplinares e profissionais interessadas nas áreas das Artes, Cultura e Educação.

Relembre-se que este Ciclo internacional de Conferências é dinamizado pelo Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas da ESE -IPVC e decorre ao longo do ano lectivo de 2007/2008.

Espectadores
*  
*  
*