Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Nuno Brito
Vice-Presidente do IPVC anuncia a sua saída

A toda Comunidade IPVC, o meu sincero agradecimento!

Precisamente vinte e três anos após a data de entrada na Escola Superior Agrária e quatro anos, um mês e treze dias nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], inicio novas funções, a convite da Sra. Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, como Director Geral de Veterinária, transformada em Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, com a nova Lei Orgânica deste Ministério.

Seria muito mais confortável recusar este convite. Ainda mais quando o momento é tão difícil e as decisões necessariamente determinantes para todos. Mais ainda quando se sente estimulado com as funções que, actualmente, desempenho como Vice-Presidente e os desafios que com ele coabitam.

Quando o Presidente do IPVC Prof. Rui Teixeira me convidou, com o empenho e motivação que tão bem o caracteriza e numa longa conversa de política e estratégia institucional, não imaginava quanto estimulante, desafiador, árduo, difícil e apaixonante era esta função. Os desafios começaram logo com a obrigatoriedade de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade e consequente certificação do IPVC, depois o Plano Estratégico e, pouco tempo após, o RJIES e os Estatutos do IPVC.

Foi, é, este um momento histórico para o IPVC, com a publicação de uns Estatutos inovadores, que pretendem uma maior coesão institucional, maior e melhor desenvolvimento académico e científico, maior racionalização de recursos e melhor preparação para servir a comunidade e a região. Um momento intensamente vivido e partilhado por todos: docentes, funcionários, alunos e comunidade externa.

Tive, ainda, sobre a minha responsabilidade os Gabinetes da Avaliação e Qualidade, de Mobilidade e Cooperação Internacional, de Comunicação e Imagem. Um profundo sentimento de trabalho em equipa permitiu, assim, desenvolver novos projectos e ideias, algumas já consolidadas (Avaliação e Satisfação, Semana Internacional, Convénios e Projectos internacionais, IPVC TV), outras em consolidação ou planeadas. Áreas estimulantes e muito relevantes para o IPVC.

Empenhei-me, ainda, na área do empreendedorismo. Reconhece-se, hoje, o IPVC pelo seu papel no Poliempreende e consequente desenvolvimento de novas parcerias e projectos, como o Compromisso para o Empreendedorismo para o Alto Minho. Neste âmbito, de realçar o recente protocolo com a Associação Coração Delta, que permitirá desenvolver competências e conceitos de empreendedorismo a crianças dos 3 aos 12 anos, em todos os concelhos do Alto Minho.

Foram, estas, algumas das Missões que tentei esforçadamente cumprir. Sempre com autonomia e apoio total do Presidente. Sempre acreditando na estratégia e na política que melhor serve o Instituto: uma Instituição de Ensino Superior reconhecida académica e cientificamente, de elevado interesse para a comunidade e região, focada, ainda, na cooperação e a internacionalização. Servir os alunos, a comunidade, a região, o País.

Neste momento, que já é de saudade, um especial reconhecimento a todos que comigo partilharam os bons e os não tão bons momentos, mas muito em particular, uma palavra de agradecimento ao Presidente Prof. Rui Teixeira, pela confiança, pelo apoio, pela estratégia, pela visão, pela liderança. Por muitos e bons que foram…

Até Breve!

Nuno Vieira e Brito
Vice-Presidente do IPVC, Professor Adjunto e Coordenador do Curso de
Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

Publicado 31.10.2011

*  
*