Educ@ar Sem Fronteiras |
Sustentabilidade |
Apontam-se como factores desenvolvidos pela ESE para a sustentabilidade e viabilidade das iniciativas de cooperação os seguintes: - O estabelecimento de parcerias, ao longo dos últimos três anos, com organismos estatais e da sociedade civil (ONGs, igrejas, instituições de formação, câmaras municipais) empenhados em desenvolver projectos de qualidade a longo prazo na área da cooperação; - A integração de docentes, discentes e colaboradores especialistas em educação e desenvolvimento em acções directas no terreno, fortalecendo a memória institucional e conferindo a instituição credibilidade para conceber e implementar projectos em articulação com os ministérios dos países; - As sinergias entre a implementação de projectos e a sua demonstrada capacidade para influenciar políticas de cooperação e de educação no sentido de um desenvolvimento educativo sustentado e holístico; - a proximidade do terreno de implementação junto dos actores a nível descentralizado (a escola ou núcleo de escola como unidade de pesquisa e intervenção); - o apoio do IPVC, da cooperação portuguesa (IPAD) e os contactos multilaterais estabelecidos no diálogo com a UNESCO (particularmente, com o núcleo "Educação em situação de emergência e reconstrução"); - O investimento financeiro da ESE nos últimos três anos, no projecto de criação de uma base para a cooperação. |
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