Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Alunos
Palestras de Outono registam grande afluência do público

No âmbito do Ciclo de Palestras intitulado "Diálogos: Narrativas e Arte", o Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas (DCEA), Áreas de Educação Visual e Tecnológica e Música, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC] deu início ao Ciclo de Outono no passado dia 25 de Outubro.

Para dinamização deste Ciclo foram convidados , como oradores, individualidades do meio académico, que têm desenvolvido trabalho científico no âmbito da temática Arte e Culturareferiu Anabela Moura, Coordenadora do Departamento de Comunicações e Expressões Artísticas da ESE-IPVC.

A Abertura do Ciclo realizou-se no dia 25, às 17H30, pela Professora Doutora Anabela Moura que falou " Das Razões de um Ciclo de Palestras sobre Educação de Professores", tendo-se seguido a Palestra intitulada “ Pensamento Narrativo e Linguagem Narrativa”, proferida pela Professora Doutora Maria de Lurdes Magalhães, Coordenadora do Departamento de Línguas e Literaturas ESE-IPVC, Organizadora da Biblioteca Infanto-Juvenil e docente responsável pela Biblioteca Infanto-Juvenil e pela Biblioteca (Geral) desta Escola Superior, que tem desenvolvido a sua investigação no âmbito da Produção Narrativa da Infância em contextos educativos diferenciados.

Segundo Anabela Moura, Docente da ESE-IPVC e membro da organização deste Ciclo de Palestras: “A Palestra remeteu os participantes para a reflexão dos conceitos de linguagem e de narrativa, como instrumentos de comunicação na esfera de actividade infantil que é socialmente construída”.

No dia 26 do mesmo mês, às 17H30, a Palestra do Dr. João Moura, Doutorando no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar/Hospital Geral de Santo António e docente na Escola Superior de Enfermagem [ESEnf] do IPVC, onde lecciona a disciplina de Bioquímica e Biofísica, proferiu a Palestra intitulada “Educar para a Ciência”, abordando estratégias e metodologias para despertar o interesse científico dos mais variados públicos, desde as crianças aos adultos e reflectiu sobre as várias estratégias para desenvolver a capacidade cognitiva, como jogos matemáticos e actividade artística.

“Foi avaliado o impacto das actividades de divulgação das aplicações da ciência junto dos jovens, como meio de aliciar a capacidade criativa e o interesse pela descoberta”, comentou Anabela Moura.

A Palestra terminou com a exposição de um trabalho de pesquisa bibliográfica das estudantes do 2º ano da Licenciatura em Enfermagem da ESEnf-IPVC, Katia Sophie Ribeiro da Costa, Joana Fernandes Ribeiro, Cátia de Jesus Pires Alves, Andreia de Jesus Pires Alves, Fabiana Lourenço da Silva e Sara Cristina Costa Domingues, sobre estratégias de desenvolvimento da capacidade cognitiva.

“Estiveram presentes estudantes de todos os cursos, alunos da ESEnf-IPVC, Docentes da ESE-IPVC e agentes educativos da região”, referiu por fim a Coordenadora do DCEA, Anabela Moura. As Palestras realizaram-se no Anfiteatro da ESE-IPVC.


* Próximas Palestras:

Dia 15, às 18H30 a Palestra “ Narrativas, e-Portfólios e Arte de Ensinar ”, pelas Professoras Mestres Conceição Fernandes e Carla Gandra, foi adiada. Será Substituída pela Palestra “ O Papel dos Serviços Educativos do Museu ”, pela Professora Mestre Helena Regalo, responsável pelos Serviços Educativos do Museu Nogueira da Silva.

Dia 16, às 16H30 a Palestra “ O Desenho do Educador: pensamento das imagens” , pela Professora Doutora Céu Diel, Universidade Federal de Belo Horizonte, Brasil.

Nota: Encontram-se abertas as inscrições para os Workshops de Desenho orientados pela Professora Céu Diel.

*