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Início| Noticias| 2010| ESCE-IPVC em Colóquio de “Gestão da Qualidade”
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ESCE participa com intervenção no Colóquio “Gestão da Qualidade

Realizou-se no passado dia 12 de Março de 2010, na ETAP – Escola Profissional em Valença, um colóquio subordinado ao tema “Gestão da Qualidade”, tendo a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] sido convidada a participar.

Os oradores convidados foram o Eng. Hermano Correia (Gestor de Cliente Coordenador da APCER) com o tema "Certificação - Porquê?", a Dra. Paula Sousa (responsável pelo departamento de Qualidade) da empresa TMC Mário Cardadeiro, com o tema “O testemunho real, da importância de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade” e por fim o Eng. José Carlos Sá - Vice-Coordenador da Pós-Graduação de Gestão da Qualidade da ESCE-IPVC, com o tema "Gestão da Qualidade - Que futuro?".

A primeira intervenção ficou a cargo do Eng. Hermano Correia da APCER, o qual começou a sua intervenção falando sobre a importância dos referenciais normativos NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 9004:2000 para as organizações. Esta intervenção fez questão de transmitir claramente à plateia o significado correcto do termo “Qualidade”, falando de forma clara e concisa sobre a importância do cumprimento dos “requisitos do cliente” e dos “requisitos legais”. Os pontos abordados em seguida foram os 8 princípios subjacentes ao referencial normativo em vigor e o porquê da certificação de uma empresa e quais os benefícios que uma organização obtêm com a obtenção do sua certificação.

A segunda intervenção foi da responsabilidade da Dra. Paula Sousa da TMC Mário Cardadeiro, a qual começou por apresentar a estrutura funcional da empresa e o enquadramento do Sistema de Gestão da Qualidade (S.G.Q.) na estrutura organizativa. Ficou evidente durante a sua intervenção o impacto positivo que teve na empresa a implementação do referencial normativo NP EN ISO 9001:2008, com claros benefícios para o cliente final.

A última intervenção ficou a cargo do Eng. José Carlos Sá - Vice-Coordenador da Pós-Graduação de Gestão da Qualidade da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o qual começou por falar sobre a importância dos clientes para as empresas e sobre a importância da sua fidelização face a conjuntura actual. Durante a sua intervenção tentou desmitificar a ideia de que a implementação da norma NP EN ISO 9001:2008 é sinónimo de burocratização dos processos existentes na empresa. Em seguida apresentou filosofias mais avançadas de melhoria da qualidade nas organizações como a filosofia KAIZEN a qual actua na melhoria contínua no “shop floor” da empresa, com recurso a ferramentas simples tais como os “5S”, “SMED”, “POKA-YOKE” entre outras. Falando sobre a evolução das metodologias de apoio a melhoria continua da qualidade, falou ainda sobre o significado do 6 sigma para as empresas e em que consistia a filosofia Lean Management com enfoque na eliminação dos 7 muda (desperdícios). Em forma de conclusão e prevendo novas filosofias no futuro, referiu que, na sua opinião, elas passariam sempre pela melhoria contínua nos postos de trabalho e que dificilmente passariam pelo aumento dos papéis nos postos de trabalho.

Na parte final foram levantadas várias questões por parte da plateia aos oradores presentes, o que permitiu criar um debate interessante sobre a temática da “Gestão da Qualidade” e sua importância para as organizações.

 
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