IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Catavento

“VARA FESTIVA” ASSINALA MARCO HISTÓRICO DO POLITÉCNICO DE VIANA

Significado institucional deste evento “Vara Festiva”
Perante a comunidade escolar politécnica trata-se de uma manifestação específica de reconhecimento pela existência desta equipa docente e discente, decorridos os cerca de quinze anos de vida do curso em causa, já que o projecto de ensino de Design de Ambientes herda também a experiência formativa do bacharelato de Design Paisagístico, iniciado em 1996-97. Os elementos constituintes desta intervenção projectual são:

a) um Cata-vento, em aço inox, simbolizando a nossa instituição e uma faixa-seta com letras recortadas e respeitantes ao acrónimo da Escola, procurando este objecto representar sempre o rumo e o ambiente natural da nossa missão formativa. Daí que se apresente um pedido, ou seja, a permanência desta Vara festiva até ao equinócio de Setembro, já que será um período coincidente com o início de novo ano lectivo. Um outro pedido é a autorização superior para executar a sua iluminação nocturna, através da instalação de dois focos a executar pelo nosso técnico da Escola, o Ivo.

b) dois conjuntos de fitas cromáticas, em que cada correspondem a cinco faixas coloridas de tecido, em que a cor de cada uma delas corresponde às Escolas do IPVC.

c) uma expressão livre e criativa, no âmbito da corrente artística Land Art, em escala micro, e sempre associada a esta vara ou pau de festa. De início pensou-se dar livre acção e opção para que os alunos desenvolvessem “construções criativas” pessoais em redor deste objecto, facto que foi substituído por uma composição geométrica colectiva – a construção de uma espiral -, à base de material pétreo, de seixos rolados, abundantes e acessíveis ao longo das praias do nosso litoral vianense.

Assim, essa espiral foi pensada para envolver todo o espaço de círculo criado pela prisão de um conjunto dessas fitas ao solo. Esta forma geométrica é antiga, muito comum nas representações da arte rupreste europeia, que aqui foi executada pelos alunos de Design de Ambientes, no caso, do 2º ano, e que preenche a superfície em questão, no sentido directo e com entrada/ligação ao exterior pelo quadrante Sul.

Esta forma foi inspirada na obra executada pelo artista francês, R. DAUTAIS, numa praia da Normandia e comemorativa dos sessenta e dois anos do final da II G.G. Para a sua composição pensou-se em elementos naturais extraídos da praia cascalhenta e com vestígios paleolíticos a Norte do litoral de Viana do Castelo, no caso, de seixos quartzíticos, graníticos e de xisto aí existentes, de volumetria e morfologia variada.

Esta espiral simboliza o nosso caminho institucional, em especial, a abertura à sociedade e a recepção dos alunos de todas as regiões nacionais e extra-nacionais, para um centro de encontro e de convívio, que é o ambiente formativo da nossa Escola e do próprio IPVC.

José da Cruz Lopes

Publicado em 29.06.2011

 
Menu Secundário
*  
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.