Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
BIOTEC-ZONE
Alunos do IPVC preparam-se para lançar Portal de Biotecnologia

Dia 03 de Outubro é a data marcada para o lançamento, a nível nacional, do portal de Biotecnologia de Portugal, Biotec-Zone.net, produzido por Diogo Amorim e Alexandre Barros, estudantes do curso de Biotecnologia da Escola Superior Agrária (sedeada em Ponte de Lima) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], com o apoio dos seus docentes.

“O nosso dever, enquanto estudantes universitários, é proporcionar conhecimento científico relacionado com a Biotecnologia seja através de notícias em destaque, artigos publicados, informação sobre eventos, apontamentos, trabalhos, posters, animações, bibliografia e links recomendados, entre muitos outros. Simultaneamente, pretendemos proporcionar soluções eficazes e rentáveis para o desenvolvimento de produtos e serviços Biotecnológicos” comentou Diogo Amorim.

Por sua vez, Alexandre Barros refere que “o portal servirá, ainda, como via para organizar encontros de estudantes de Biotecnologia de todo o país, visitas de estudo a laboratórios, jornadas de Biotecnologia, entre outras iniciativas”.

A Biotecnologia surge assim como uma actividade de base científica que requer um conhecimento detalhado de mecanismos biológicos de outras ciências da vida e da engenharia tais como química, bioquímica, microbiologia, biologia molecular, engenharia genética, entre outras; que recorre a organismos, células ou partes das mesmas para o desenvolvimento de produtos e serviços. Esta nova ciência tem cada vez mais impacto na Indústria farmacêutica; na Medicina; na Indústria química; na Agropecuária e no Ambiente, entre outras áreas.

O portal Biotec-Zone pretende promover a divulgação do conhecimento científico e tecnológico da Biotecnologia em Portugal, assim como as empresas, organizações, marcas, produtos e serviços portugueses cujos objectivos se dirijam para o mercado da Biotecnologia. Por último, e não menos importante, as instituições que leccionam este curso, actualmente, em Portugal.

“Com o intuito de melhorar a qualidade do portal e de lhe conferir mais credibilidade, pretendemos, como objectivo a atingir, que mais instituições da área da Biotecnologia aprovem e apoiem este projecto”, sublinhou Alexandre Barros.

*