Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Gerontologia

DOCENTES DO POLITÉCNICO DE VIANA RECOLHEM MEMÓRIAS DE IDOSOS E DESENVOLVEM PROJETO ARTÍSTICO

“(Con)Viver com a Arte” resulta assim da partilha de memórias musicais e de trabalhos plásticos de várias gerações

Partindo das vivências, necessidades e sofrimentos de muitos idosos, um grupo de Docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] decidiu avançar com uma recolha de músicas, junto daquela população, associadas aos diversos momentos das suas vidas, tendo o resultado originado uma exposição subordinada ao tema “(Con)Viver com a Arte”.

“A partir dessa recolha, exploraram-se plasticamente as emoções que tais músicas suscitavam nos estudantes, filmando e gravando essas experiências artísticas” explicou Adalgisa Pontes, Docente do Politécnico de Viana, a propósito do projeto.

Pretendeu-se “sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo e cooperação intergeracional, tendo por base as memórias população de faixa etária mais envelhecida” refere Adalgisa Pontes, sublinhando o objetivo central da atividade.

“Abrir perspetivas para uma intervenção crítica e de cidadania, que promovam a melhoria da qualidade de vida do idoso e a sua vida social” constituiu igualmente um dos objetivos de fundo do projeto.

Por outro lado, teve uma componente pedagógica já que permitirá “desenvolver competências percetuais e discursos artísticos, através do estudo do léxico das diferentes áreas artísticas e da sensibilização dos estudantes da Licenciatura em Educação Social Gerontológica [ESG] para o papel que as Artes podem desempenhar ao longo da vida”, acrescentou Adalgisa Pontes.

Segundo a docente “a exposição é assim o resultado da partilha de memórias musicais e de trabalhos plásticos de várias gerações”, considerou ainda.

A mostra esteve patente ao longo de aproximadamente uma semana, no hall do edifício novo da Escola Superior de Educação [ESE] do Politécnico de Viana.

O projeto surgiu no âmbito da unidade curricular “Arte e Envelhecimento”, da licenciatura em Educação Social e Gerontológica, e teve como mentores os docentes responsáveis pela disciplina e que pertencem ao Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas.

 

Publicado em 30.01.2012

*  
*