IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2008| Projectos Inovadores de 14 Empresas
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Cooperar para Inovar

Projectos inovadores de 14 empresas apresentados quarta-feira

 “Cooperar para Inovar” juntou AEVC e IPVC com apoio do PRIME

Os 14 projectos desenvolvidos em igual número de empresas do distrito de Viana do Castelo, no âmbito do projecto “Cooperar para Inovar”, serão apresentados publicamente no próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 16.00h, no Auditório do edifício dos Serviços Centrais e Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC].

A divulgação dos sistemas de incentivos às empresas previstos no novo QREN e a apresentação de Casos de Sucesso de Inovação serão, também, temas a abordar, numa sessão em que estará presente a gestão do Programa Factores de Competitividade.

O projecto “Cooperar para Inovar” resultou de um protocolo entre a Associação Empresarial de Viana do Castelo [AEVC] e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] através do qual se pretendeu implementar projectos de inovação que permitam o desenvolvimento competitivo das empresas da região. A esta iniciativa aderiram 14 pequenas e médias empresas sedeadas em Viana do Castelo, Melgaço, Ponte de Lima, Vila Praia de Âncora, Valença e Vila Nova de Cerveira, com dimensões entre três a 90 trabalhadores. No total estiveram envolvidas nas actividades de investigação cerca de 40 técnicos que incluíram Investigadores Seniores (docentes das diversas escolas de ensino superior do IPVC) e Investigadores Juniores (alunos licenciados da instituição). Cerca de 70 por cento destes últimos conseguiram colocação profissional no mercado de trabalho.

O programa apoiado pelo PRIME permitiu às empresas de áreas diversas como metalo-mecânica, horto-floricultura, têxteis, construção civil, material de climatização ou vitivinícola, desenvolverem acções de investigação que permitiram a introdução de sistemas inovadores que desenvolveram o seu sistema de produção. Métodos inovadores na construção de embarcações, o aproveitamento de lamas de ETARS para energia ou o desenvolvimento de software capaz de melhorar o sistema de informação das empresas são alguns desses exemplos que serão, agora, tornados públicos.

"Inovar é a palavra-chave para as empresas que pretendem sobreviver num mundo cada vez mais competitivo e, para isso, é fundamental a ligação das empresas a instituições de ensino de qualidade”, referiu o presidente da AEVC, Joaquim Ribeiro, justificando, assim, o lançamento do projecto “Cooperar para Inovar”. “Empresas que não estejam constantemente a inovar vão morrer e tal é uma opção de cada um dos empresários. Se pensarmos que o processo de implementação de uma estratégia inovadora pode ser adiado, perderemos a oportunidade”, salientou ainda o responsável.

Joaquim Ribeiro referiu-se ainda à “extrema importância para os empresários e para a região deste projecto, que pretendeu criar também um perfil inovador nos alunos”.

O papel do IPVC neste projecto “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição e é também afirmar que esta região precisa desta instituição de ensino superior”, considerou ainda o presidente da AEVC.

Por seu turno, o presidente do IPVC, Rui Teixeira, considera que "a ligação entre o ensino superior e as empresas é, actualmente, um dos principais pilares de desenvolvimento e de inovação."

O “pecado mortal” do ensino superior será “viver olhando apenas para o seu mundo próprio", disse ainda salientando que o IPVC “traçou um caminho claro que passa pela ligação profunda com todo o tecido empresarial”.

“Temos vindo a ser bem sucedidos, mas grande parte do que está feito é apenas indício do muito que temos ainda para fazer”, disse Rui Teixeira relembrando que outros projectos estão a ser desenvolvidos na região, com vários parceiros, entre os quais as comunidades urbanas e de municípios do Vale do Lima e do Minho (com os quais se está a promover uma autêntica digitalização da região, em termos administrativos).

 
Menu Secundário
*  
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.