Este Portal foi desativado, em poucos segundos, será redirecionado para o novo portal IPVC
Oficina Cultural
Desfile de peças de Ourivesaria revela trabalhos de alunos do IPVC

Espectáculo original junta passagem de modelos à música africana, tradicional e clássica
Trabalhos resultam de uma parceria do Instituto Politécnico de Viana do Castelo com a Câmara Municipal e Associação de Ourives da Póvoa de Lanhoso

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], através da sua Oficina Cultural, promove, numa iniciativa original, um desfile de peças de ourivesaria, no edifício do Centro Académico (antigo BC9), no próximo dia 07 de Julho de 2007, que será organizado com o apoio do modelo vianense Mário Franco.

As peças foram criadas no âmbito do projecto Nuance, desenvolvido pelo Curso de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC, numa parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e com a Associação de Ourives da Póvoa de Lanhoso.

A mostra, subordinada ao tema “Ouro e Filigrana – Novas tendências de design”, realiza-se pelas 22h00, e contará com um desfile de modelos que exibirão as peças de ouro produzidas por diversos ourives da Póvoa do Lanhoso, concretizando os trabalhos dos alunos, sendo que será criado um cenário especial para este evento no antigo quartel vianense.

Segundo referiu o coordenador do projecto, Ermanno Aparo "o surgimento de novas linhas de design para peças de filigrana produzidas pelos ourives de Póvoa de Lanhoso é o objectivo do projecto". Pretende-se assim fortalecer "o papel da ESTG do IPVC, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local".

No caso concreto deste projecto a ourivesaria pode "valorizar-se através das novas propostas a serem apresentadas nesta área que é um símbolo importante da região e de Portugal", disse ainda Ermanno Aparo, salientando que "durante os seis meses de duração da iniciativa os alunos e alguns docentes Escola Superior de Tecnologia e Gestão estão a trabalhar ao lado de cerca de sete ourives da Póvoa de Lanhoso".

O Nuance é desenvolvido em parceria com o Museu do Ouro de Travassos, a Associação dos Ourives da Póvoa de Lanhoso e com a Câmara Municipal de Povoa de Lanhoso. Sobre o projecto, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, congratulou-se com o projecto: "vejo com agrado o desenvolvimento deste projecto que vai de encontro ao plano da Câmara Municipal, o de dinamizar o papel da filigrana, para que Póvoa do Lanhoso seja cada vez mais conhecida como sendo a terra do ouro". "Espero que esta parceria possa contribuir para o desenvolvimento da economia local, nomeadamente revitalizando o sector da ourivesaria que passa por momentos menos bons", disse ainda a vereadora.

“Este projecto é de extrema importância para os profissionais, devido à diminuição de vendas no sector. Perante o cenário actual, a inovação, as novas propostas e ideias que possam contribuir para o incremento da actividade, são fundamentais para os ourives”, disse o presidente da Associação de Ourives da Póvoa de Lanhoso, Manuel Sousa. O director do Museu do Ouro de Travassos revelou que "existem cerca de 70 oficinas de ourives na Póvoa de Lanhoso que têm sido afectados pela crise económica que afecta o país o que tem levado o museu a apoiar diversos programas como o Nuance, pois pode permitir o surgimento de novas peças e novos produtos".

Para a apresentação das peças foi preparado um espectáculo especial que irá dar ao antigo Ex-BC9, actual Centro Académico do IPVC, um aspecto diferente do habitual. Numa mistura única, cerca de uma dezena de modelos, irão apresentar as peças seguindo três temáticas fundamentais: exótica (peças inspiradas na cultura celta, africana, índia, egípcia), tradicional (peças inspiradas na filigrana vianense, nos lenços dos namorados) e modernidade (projectos pioneiros e livres de tendências). Segundo o docente da ESTG-IPVC, José Escaleira, “cada um destes momentos terão um acompanhamento especial e adequado a cada tema como a música africana para a temática exótica, os cantares populares para a temática da tradição e o violino para modernidade”, para além de récita de poemas. De referir que o guarda-roupa e o desfile são da responsabilidade do conceituado modelo Mário Franco.

O Nuance dá seguimento a um projecto anterior, "Memória do futuro", o qual permitiu que os alunos desenvolvessem, com quinze artesãos de vários concelhos, trabalhos de design aplicados a peças de artesanato, como nos Caretos de Podence, nos bordados do Vale do Sousa, em lenços de namorado, ou ainda em outros materiais como a cestaria, o metal e prata, ou mesmo na olaria e na tecelagem.

A mostra de peças de ourivesaria marcará o encerramento da exposição “Design de Excelência - 10 anos de Design no IPVC” que constituiu uma pequena mostra de trabalhos de designers, antigos alunos dos Cursos de Design do Produto e Paisagismo desta instituição, muitos deles premiados no nosso país e internacionalmente, estando inseridos no mercado do trabalho em entidades ou em empresas criadas por si ou como freelancers, sendo que foram seleccionados trabalhos, procurando abordar as múltiplas vertentes do design: produto, equipamento, comunicação, webdesign, vestuário, entre outras.

 

*